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Com a missão de promover o empreendedorismo global e a troca de experiências entre empresários de diversos países, a Harvard Business School (HBS) realiza anualmente a New Venture Competition
Com a missão de promover o empreendedorismo global e a troca de experiências entre empresários de diversos países, a Harvard Business School (HBS) realiza anualmente a New Venture Competition
15 de junho de 2016 - 8h00
* Nagib Georges Mimassi
Com a missão de promover o empreendedorismo global e a troca de experiências entre empresários de diversos países, a Harvard Business School (HBS) realiza anualmente a New Venture Competition, patrocinado pelo Rock Center, centro de empreendedorismo da escola, quando convida ex-alunos da instituição de todo mundo a inscrever suas startups.
Na primeira etapa, a competição é regional e a empresa vencedora também é eleita por um júri composto de ex-alunos que fundaram, atuaram ou trabalham em startups de sucesso. Na disputa latino-americana deste ano, participei do corpo de jurados ao lado de Bernardo De Barros Franco, Caroline Vlerick , Claudio Nassajon e Magnus Varassin Arantes.
As empresas participantes da região foram NewAgent (Brasil), Social Impact Movement (Miami), Morama (Mexico), Blush-Bar (Colombia), Bitso SAPI (Mexico), Ejido Verde Reserves (Mexico) e a Cobli (Brasil), que foi para final e surpreendeu ao conquistar a premiação mundial, a primeira empresa brasileira e da América Latina a ser reconhecida na competição de Harvard.
Mas o que levou a Cobli a encantar os jurados? Em primeiro lugar, seu modelo de negócios de Internet das Coisas, que une os conceitos de machine learning com sistemas de telemetria para otimizar o uso da frota de empresas de logística. Outro ponto que chamou a atenção é a empresa contar com um time multicultural extremamente qualificado.
Através de um dispositivo OBD (on board diagnostic) instalado sob o painel do veículo, o sistema da Cobli alimenta uma base de Big Data que auxilia empresas de logística a traçar melhores rotas, além de reduzir em até 40% os custos com combustível, desgaste dos veículos e gestão da frota. É a tecnologia em benefício do meio ambiente e da otimização de dados para melhorar a performance dos negócios.
Competições como a organizada pela Harvard Business School são fontes ricas de inspiração e claras sinalizadoras de onde está o vértice da inovação. Do que tenho acompanhado e pude confirmar na edição deste ano, estamos agora vivenciando o nascimento de empresas que, em comum, trazem ingredientes envolvendo Big Data, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Softwares de Gestão de Processos Complexos, Geolocalização, Mobile e Economia Colaborativa.
Como no caso da Cobli, notem que em todos estes modelos a intersecção entre on-line e off-line é o grande pulo do gato e a Internet é apenas a estrada digital para viabilizar a conexão entre pessoas, objetos, serviços, o e-commerce e muito mais que ainda está por vir nas próximas inovações.
#ficaadica.
E você? Está pronto para desenhar o business plan de seu próximo negócio na Internet? É bom se apressar. Afinal, a concorrência está a apenas um clique de distância e a próxima grande inovação já está sendo arquitetada em algum lab por aí.
*CEO da RockSpoon, apaixonado por tecnologia e pelo Brasil, onde empreende no mercado de Internet desde 1999
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