How To
Metodologia, especialização e portfólio: Saiba como escolher a sua produtora digital
Sacadas brilhantes não bastam
Metodologia, especialização e portfólio: Saiba como escolher a sua produtora digital
BuscarMetodologia, especialização e portfólio: Saiba como escolher a sua produtora digital
BuscarSacadas brilhantes não bastam
29 de junho de 2015 - 3h04
(*) Por Rodrigo de Oliveira Neves
Nas produtoras digitais e no mercado de economia criativa em geral, ideias são jorradas a todo o momento para o desenvolvimento das peças e produtos: quanto mais inovador, melhor. Mas brilhantes sacadas não bastam, é fundamental ter uma metodologia eficaz, profissionais especializados e um portfólio relevante.
Após todo o planejamento, com o mapeamento das necessidades do cliente e a produção do layout, que é o visual do site, hotsite ou aplicativo, chega o momento de inserir conteúdo, criar o código HTML (front-end), o banco de dados e a estrutura por trás (back-end), e testar muito até garantir o controle de qualidade (Quality Assurance – QA). Tudo isso faz parte do processo de Desenvolvimento de um projeto.
Se os processos não forem bem gerenciados, com etapas bem definidas, o resultado não sai de acordo com o esperado pelo cliente. Com uma metodologia eficiente, é fundamental possuir especialistas para cumprirem os prazos, além de ter um portfólio para certificar a experiência e a qualidade dos trabalhos.
Confira cada etapa do processo de desenvolvimento:
Front-end – É a transformação do layout em códigos HTML para conversar com o banco de dados a ser criado, avaliando a navegabilidade de um projeto digital. Podemos aplicar a interação de diferentes cores e efeitos por meio dos scripts, para analisar as transições de páginas e verificar qual funcionalidade dá melhor resultado ao projeto.
Back-end – A equipe de Back-End cria toda a estrutura de tecnologia necessária nos bastidores para atender os requisitos do projeto, tais como infraestrutura, banco de dados e painéis gerenciais. Esta etapa muitas vezes só ocorre após o Front-End estar finalizado, porém não possui impedimento de iniciar ao mesmo tempo se o escopo do projeto estiver muito bem definido.
Integração – A plataforma escolhida e a infraestrutura por trás dos projetos precisam estar alinhados com o front-end. Em um e-commerce, é o momento de conectar as páginas desenvolvidas com o gateway de pagamento e outras ferramentas. Nesta etapa é feita a integração entre todo o Back-End com o Front-end, de modo a dar real vida ao projeto e todas as suas funcionalidades. A junção dos códigos é extremamente delicada, é hora de ter muito cuidado para tudo funcionar perfeitamente e fechar o processo de construção. Além desta etapa ser fundamental para a junção de todas as tecnologias, todo o material também é aplicado, tais como, textos, imagens e vídeos. Nesta etapa é fundamental todo o conteúdo estar pronto e produzido de acordo com toda a premissa de planejamento e design inicial.
Quality Assurance – Testar, testar, testar. Antes de entregar o produto ao cliente, é necessário verificar minuciosamente a navegação e interação, checar a lista completa do que foi pedido no planejamento inicial e no design. Não existe uma regra que defina que o QA deva ser feito apenas no final. Pode ser feito a cada etapa ou funcionalidade concluída, depende da complexidade do projeto. Depois que a qualidade é certificada e homologada, é a vez do cliente. Ele recebe a peça pronta, faz seu próprio teste e, se necessário, aponta o que for necessário e deixa seus comentários. Se estiver OK, o projeto está pronto.
(*) Rodrigo de Oliveira Neves (rodrigo.oliveira@vitagroup.com.br) é CEO da VitaminaWeb, empresa especializada em produção digital.
Veja também
O que é e como funciona o advergaming
Até o final de 2030, os jogos para dispositivos mobile devem atingir um valor aproximado de US$ 272 bilhões, já tendo atingido US$ 98 bilhões em 2020
Publicidade digital chega a R$ 23,7 bi e segue em expansão
Anunciantes que investem em canais digitais cresceram 57%, mas setor ainda está em desenvolvimento, segundo especialistas