ProXXIma e Gabrielle Pompílio
31 de julho de 2018 - 17h20
Por Gabrielle Pompílio (*)
Termos como “Inboud Marketing” e “leads” pipocam a todo instante na internet. O marketing digital é considerado cada vez mais importante para empreendedores. Em meio a tantas métricas, metas, tabelas e dados, não é raro que o toque personalizado acabe ficando de lado. No entanto, dar atenção a isso continua sendo uma estratégia fundamental para se criar um bom relacionamento com os consumidores e uma boa imagem para a empresa.
Segundo uma pesquisa feita pela Atlas, com apoio da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em 2017, o mercado de lojas virtuais cresceu 12% em comparação a 2016. Essa mesma taxa de crescimento é esperada para o ano de 2018. É fato que o comércio virtual está em expansão, mas uma das maiores armadilhas é não saber ou conseguir utilizar a internet como ferramenta estratégica.
Quando o cliente em potencial pensa que é apenas mais um número em uma planilha de lucros, o encantamento no momento da compra tende a diminuir ou, pior, nem mesmo acontecer. Simplesmente usar as mídias como um disparador, sem foco, não necessariamente otimiza os resultados. A exposição aleatória de serviços/produtos pode ser pouco relevante e, consequentemente, infrutífera no momento das compras.
É fundamental entender o quão importante é a identificação do cliente com a marca. No momento de implementar novidades ou fazer investimentos de tecnologia e logística, o empreendedor deve estar focado na jornada do comprador. De ouvidos atentos às demandas dos nossos usuários, é nosso dever saber aprender, assimilar os ensinamentos e introduzir os serviços corretos para customizar a experiência com ferramentas, como o retargeting, por exemplo.
Em nossa vivência cotidiana de e-commerce de óculos, visto que muitas pessoas ainda têm receio de realizar compras deste tipo de produto pela internet, criamos soluções para orientar e facilitar o processo de escolha. Observando que neste segmento a questão estética é muito importante e de olho no comportamento dos usuários, implementamos o Personal Stylist, em que uma profissional é dedicada a indicar modelos e armações ideais para cada tipo de rosto. O contato é 100% online e o atendimento é único para cada cliente.
Outra ferramenta deste tipo que desenvolvemos foi o NaMedida, que auxilia na escolha do óculos de grau de forma direcionada. Muitas vezes, existe o receio de comprar um modelo por não saber qual o tamanho e como se ajustaria no rosto. Essa ferramenta – que se aproveita dos códigos de identificação que todos os óculos possuem estampados no lado interno das hastes – permite que a compra ocorra sem medo.
O marketing individualizado é importante em diversos âmbitos e tem um peso considerável quando se trata de um e-commerce. É preciso conhecer as necessidades do seu público para então oferecer um serviço e/produto condizente. No caso de um e-commerce, segmentar pode ajudar muito em uma estratégia assertiva para alcançar mais pessoas por compreender as suas demandas. Personalizar é cuidar bem do seu cliente.
Gabrielle Pompílio é Gerente de Marketing da eÓtica