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3 pontos fundamentais para impulsionar a user experience

Saiba quais são os fatores que devem ser considerados para favorecer o usuário


28 de novembro de 2014 - 3h29

Sob a perspectiva do usuário, existem poucos sites e apps que entregam uma experiência excepcional para o usuário. Há algumas razões para isso.
Por que a experiência do usuário é tão precária?

– Tentativas de agradar a todos
– Arquitetura datada
– Navegação confusa
– Imagens muito pesadas
– Site construído por muitas pessoas de diferentes departamentos
– Recursos alocados não suficientes
– Equipe não tem as habilidades necessárias
– Não existe versão mobile

Por incrível que pareça, ainda é possível encontrar sites que apenas se encaixam dentro da organização da empresa. E, pior ainda, o jargão da casa parece na home do site. Como o consumidor pode ficar satisfeito com tal ambiente?


Seu vídeo está alinhado com o áudio?

Antes de pensar no design do site ou na interface da versão mobile, a marca precisa alinhar seus objetivos de negócio. Muitas vezes, o propósito da empresa não está claro para a organização como um todo. Ou, mais grave do que isso, as intenções da empresa contradizem seus ideais. Se uma marca define seu foco no consumidor, deve haver discussões internas sobre a satisfação da audiência. Quando o cliente responde a um questionário, isso deve ser levado em conta.

Valorize a simplicidade
A interface deve ser simples para todos que acessarem seu site. O objetivo é tornar o site intuitivo até para uma criança.


Experiência do consumidor

Para que uma empresa consiga entregar uma boa experiência para o usuário, a gerência precisa ser a primeira a levantar a bandeira do consumidor e defender o ponto de vista dele.


3 formas de criar uma ótima experiência para o usuário

1. Jornada do consumidor
A empatia é uma característica importante para entender a jornada do consumidor. E só é possível criar uma boa user experience se você aceitar calçar os sapatos do consumidor. O ponto-chave é entender o contexto do consumidor no momento do contato. Um dos pecados dos profissionais de marketing é observar as sessões dos consumidores sob um roteiro de marketing. Uma parte importante ao criar uma experiência do consumidor é entender a situação dele no momento (dispositivo, tempo disponível, interesses).


2. Quebrar silos

A maioria das empresas têm uma estrutura que perpetua a construção de silos. Para atividades digitais, o isolamento pode ser catastrófico. Vi muitos casos em que as equipes de web marketing são segregadas do resto da empresa. Para oferecer experiências positivas, muitas pessoas da empresa precisam ser inclusas, como o TI e a área de vendas. Inclua também o CEO, o diretor de recursos humanos e até o diretor financeiro. O propósito em se ter todos esses membros da equipe participando dessas sessões de observação é ter um debate interno focado na experiência do consumidor. Dessa forma, as conversas mudam do “não tenho recursos” ou “não posso fazer isso”, para “como podemos melhorar a partir do que vimos”?

3. A estética conta e precisa funcionar
Jà que tecnologias e usos estão sob constante mudança, o que constitui uma experiência boa do usuário também está em movimento. Para conseguir emplacar a experiência do usuário, você precisa ter o talento certo. Gosto e refinamento são qualidades intangíveis, mas tudo se trata de ter a atitude certa: a sensação, a funcionalidade, a navegação. Os indivíduos precisam estar abertos a aprendizados. Se a estética está relacionada a imagem da marca, a funcionalidade está relacionada a simplicidade. O desafio é casar esses dois pontos.


Com informações do Social Media Today

 

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