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4 dicas para empresas de e-commerce utilizarem o YouTube

Plataforma de vídeo possibilita maior alcance de audiência, além de construir identidade da marca e impulsionar negócios com campanhas virais


16 de julho de 2014 - 3h48

Atualmente, o YouTube conta com 1 bilhão de usuários únicos mensais, mais de 6 bilhões de horas assistidas por mês, e um alcance, com norte-americanos de 18 a 34 anos, maior do que qualquer rede de Tv a cabo. Além dos números, a plataforma de vídeo oferece a oportunidade para empresas de e-commerce detalharem seus produtos, construindo uma ligação mais pessoal com seus clientes e atribuindo identidade à marca. Outra vantagem é que sempre há possibilidade de criar virais, capaz de impulsionar qualquer negócio. Confira quatro dicas de como utilizar o YouTube como ferramenta de marketing:

1) Quais tipos de vídeo você deve publicar?
A primeira coisa a se considerar é que qualquer conteúdo pode ser transformado em vídeo. A estratégia de marketing no YouTube não precisa ser muito complicada. Uma simples gravação de alguém da própria companhia explicando um tópico já é o suficiente. Algumas ideias que podem ser facilmente utilizadas são: como utilizar o produto, como ele é produzido, rotina da empresa, história e objetivo da marca, etc.

2) Otimize o canal da marca e crie uma estratégia de publicação
Assim como o blog é a base do conteúdo no site, um canal no YouTube também exerce a mesma função. É importante customizar o visual do canal para que ele combine com a identidade da marca. Depois de configurado, é preciso preenchê-lo com vídeos que devem ser publicados de forma consistente. Dessa forma, a empresa poderá atrair mais pessoas, disponibilizar uma variedade de conteúdo, além de conquistar uma posição privilegiada nos resultados de busca. Em termos de frequência de postagem, uma vez ao mês é o bastante para começar. Depois de se adequar à plataforma, a periodicidade pode aumentar para uma vez a cada duas semanas.

3) Utilize anotações como “Calls to Action”
Anotações são os pequenos textos que aparecem no meio do vídeo. Elas podem ser utilizadas como comentários referentes ao conteúdo que está sendo exibido ou para o e-commerce, como um “call to action”. É possível, por exemplo, incluir um link à página do produto em um vídeo relacionado a ele, adicionar um link da homepage da marca, ou direcionar espectadores a vídeos relacionados que possam aproximá-los a efetuar uma compra.


4) Gere um impulso viral aos seus vídeos com o FameBit

FameBit é um market place que facilita o trabalho das empresas de encontrar, contratar e trabalhar com influenciadores e famosos do YouTube para promover produtos e serviços. Essa parceria pode ocorrer em forma de avaliações do produto, tutoriais e outros formatos promocionais. Além de aumentar a audiência e consciência da marca de forma orgânica, o serviço permite trabalhar com ídolos da internet por um custo muito menor do que agências de talento.

Com informações do Social Media Today 

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