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4 passos para criar campanhas com pouco investimento

Tanto empresas corporativas quanto ONGs podem obter engajamento nas redes sociais sem que seja necessário investir muito


27 de novembro de 2014 - 12h53

Muitas marcas estão acostumadas a trabalhar a destinar budgets generosos para suas estratégias de marketing. Mas nem toda empresa pode arcar com muitas despesas. Organizações não-lucrativas conseguem obter sucesso em suas campanhas de social media com investimento limitado, e ainda conseguem ótimos resultados de engajamento. O que profissionais podem aprender com essas empresas? Confira:


1. Crie conteúdo customizável

O Ice Bucket Challenge tornou-se um blockbuster da social media. Vimos que as redes sociais são o meio perfeito para amplificar mensagens com pouco ou nenhum custo. O desafio do balde de gelo esteve presente em todas as rede sociais. A iniciativa foi única de muitas formas, mas o fator customizável foi seu legado mais importante. A campanha foi adaptada por cada um dos participantes, permitindo que todos colocassem uma parcela de seus pensamentos e considerações. E para completar, todos os participantes encorajam outros amigos a abraçar a causa. Quando você une a paixão das pessoas com conteúdo customizável, os fãs compartilham.

2. Empodere os fãs
Com a campanha World Humanitarian Day, a organização United Nations atingiu 1 milhão de impressões ao empoderar sua comunidade de fãs. Eles pediram que seus seguidores permitissem a publicação de um auto-post em um dia e horário específico. O post, publicado ao mesmo tempo em todas os news feeds, deu mais força à hashtag e ao alcance da causa. A ação provou o poder que a comunidade de uma marca tem.


3. Amplifique seu alcance

Em quem você acreditaria mais: na empresa ou em seu melhor amigo? Com a evolução de plataformas de recomendação como Yelp!, passamos a depender mais das recomendações de outras pessoas (mesmo aquelas que não conhecemos). Por exemplo, se eu receber uma carta pedindo doações, provavelmente não doarei. Mas se eu vejo um amigo do Facebook pedindo ajuda para arrecadar dinheiro por alguma razão, estarei muito mais propenso a contribuir com a causa. Essa validação gratuita do social é muito mais valiosa do que uma carta para mobilizar o público.

4. Encontre parceiros
Marcas, corporativas ou não, podem fazer parcerias com outras empresas para que ambas se ajudem.

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