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4 tendências de marketing baseadas em geolocalização

Confira quatro cases de marcas que investem nessa função dos dispositivos móveis para atrair consumidores


4 de agosto de 2014 - 2h45

Com investimentos cada vez maiores em publicidade mobile, muitas marcas têm optado por campanhas que vão além de apps e sites e exploram a localização do usuário.

Veja quatro exemplos de campanhas recentes que utilizam essa faceta dos dispositivos móveis:


1) iBeacon nas lojas

Grandes varejistas norte-americanas como Lord & Taylor e Hudson’s Bay têm utilizado beacons com seus consumidores. A Hudson’s Bay está testando um programa que oferece mais informações aos departamentos das lojas sobre quais promoções são mais responsivas.

2) Quirky une cupons e mobile
Para promover o ar-condicionado controlado por dispositivos móveis, a Quirky e a GE veicularam uma campanha para segmentar consumidores de Boston e Nova York. Para isso, recorreram ao serviço Poncho, que envia mensagens de texto e e-mail com informações sobre o clima. Depois de receber o alerta que indicava uma temperatura muito alta, a pessoa visualizava o link para comprar o ar condicionado pelo site.

3) Segmentação além de barreiras geográficas
A Starcom Media Vest’s Spark e a Monatana Bureau of Tourism lançaram uma campanha no começo do ano que obteve US$ 6,9 milhões de lucro, o que vai levar uma segunda fase da peça publicitária em setembro. Funciona assim: os anúncios mobile do anunciante são conectados a uma plataforma que encontra consumidores que já estiveram em resorts de ski e, possivelmente, estariam interessados no resort de Montana.

O inovador da campanha é o fato de que, em vez de focar somente na localização do consumidor, a empresa quis saber onde o consumidor já esteve para então veicular mensagens mais relevantes.


4) Ofertas e pagamentos no mobile

Embora o mobile represente somente uma pequena porcentagem dos pagamentos de varejo, pequenas empresas como a Van Leeuwen, loja nova-iorquina de sorvetes que investiu em pagamento com PayPal durante quatro meses. Hoje, 5% da receita do estabelecimento vem de pagamentos via app.

A ferramenta usa geolocalização para detectar quando um consumidor está perto de uma loja e mostra ofertas próximas a ele. Então, o usuário conecta o app ao cartão de crédito para pagar no ponto de venda.

O número de apps de pagamento mobile continua a crescer, mas a fatia relativa à localização tem experts e empresas de pesquisa que apostam no PayPal para conquistar o segmento de pagamento nos dispositivos móveis.


Com informações do Ad Week 

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