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5 ações para reverter queda de audiência e reformular a estratégia digital do zero
Taxas altas de rejeição no site e poucos novos visitantes podem ser indicadores de que a marca precisa repaginar sua atuação no online
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12 de agosto de 2014 - 8h00
Dois cenários, mesma história: a marca desenvolve uma campanha de marketing que incorpora a mensagem e missão da marca, ao mesmo tempo em que segmenta sua audiência. As vendas vão bem e o site ganha novas visitas com certa frequência.
Até que esse número de visitantes cai, a taxa de rejeição cresce e quase não existem mais novas assinaturas para receber as newsletters. Como reverter essa situação?
Esse é o momento em que a marca deve recontar sua história. Veja como nesses cinco passos:
1. Reformule o site
Um endereço online de cara nova atrai novos consumidores e lembra os antigos do porquê escolheram sua empresa sobre as outras. Comece com o layout e o design. Elementos como música e vídeos que tocam automaticamente podem afugentar os visitantes. Cuidado.
Analise o conteúdo em todas as suas páginas. Bom conteúdo deve ter mais de 300 palavras para ser detectado pelo algoritmo de buscas do Google e deve ter boas palavras-chave amarradas no texto. Isso vai garantir ao gigante de buscas de que seu site não é spam. As palavras-chave levam o texto para o topo dos resultados de busca.
O site é fácil de navegar? Muitos sites têm layouts confusos e links inexistentes. Se o comprador não consegue descobrir como navegar pelo site até a última etapa de compra, então ele irá para outro endereço.
Como o site parece visto de uma tela de smartphone? Se você tem problemas para ler o conteúdo e navegar pelas páginas, é hora de investir em um formato para smartphones e tablets.
2. Re-socialize
Em vez de investir em todas as redes sociais, concentre-se em apenas três. Escolha aquelas em que sua audiência é mais ativa. Lojas mais sofisticadas podem se interessar por Pinterest, Instagram e Facebook, enquanto serviços de conserto de PCs podem investir no Facebook, Twitter e LinkedIn.
Isso não significa que você deva ignorar todas as outras plataformas, mas invista naquelas que engajam mais seu público.
3. Content marketing
Artigos, fotos, vídeos e infográficos que trabalham juntos para engajar sua audiência. Com um blog, você pode se tornar uma referência no assunto de sua expertise. A intenção aqui não é promover o produto, mas ganhar credibilidade. Os artigos devem ser sobre tópicos relevantes para o mercado.
4. Seja preciso
Com todas essas mudanças e novas contas de social media, como dá para saber se você está indo bem? Alguns programas, como o Google Analytics, podem te ajudar a construir comunidades mais fortes e rastrear sua atividade no online.
5. Mantenha o frescor
Depois de revitalizar seu site, blog e contas de social media, é hora de combinar tudo em uma campanha de marketing para anunciar o reposicionamento para seus clientes.
Invista em notificações por e-mail com assuntos atrativos, seja sucinto e enumere as novidades.
Se possível, incorpore perguntas ou comentários que você receber por meio da social media no texto do e-mail. Seus consumidores ficarão felizes de saber que você está ouvindo. E, claro, os e-mails têm que ter botões que os levem para as redes sociais.
É uma tarefa árdua redefinir uma estratégia de marketing. Mas as empresas precisam acompanhar as mudanças do mercado para atrair novos consumidores e reter os antigos.
Com informações do Marketo Blog
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