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5 dicas para as marcas expandirem suas comunidades online

Empresas devem conhecer e atender as necessidades dos consumidores para aprimorar o engajamento


4 de dezembro de 2014 - 4h30

Antes do surgimento das redes sociais, as comunidades já eram muito valorizadas pelas empresas. Além de despertar afeição nos consumidores, elas servem como fonte infinita de leads que sustentam os esforços de marketing da companhia. Além disso, há a possibilidade de os membros da comunidade tornarem-se porta-vozes e evangelistas da marca. Com a popularidade de plataformas como Facebook e Twitter, a construção desse relacionamento tornou-se muito mas fácil.

Confira 5 dicas para as marcas aumentarem suas comunidades e prosperarem:

1. Mantenha o blog em funcionamento – As redes sociais são o complemento perfeito para o seu blog. A plataforma fornece uma fonte estável de conteúdo para manter os consumidores engajados, enquanto as plataformas sociais gerenciam a comunidade e direcionam o tráfego para o blog. Esse mecanismo consegue atrair uma fonte infinita de tráfego para as páginas da marca, além de gerar novos leads.

2. Ouça os membros da comunidade – Conhecer as necessidades dos membros individuais e segmentos da comunidade deve tornar-se um hábito. Insights de conversas, comentários, reclamações e são extremamente valiosos e podem ajudar nas decisões de negócios.

3. Engaje os membros da comunidade – Comunidades esperam que as marcas sejam fontes de respostas, novas informações, liderança e até mesmo consolo. Por isso, as empresas precisam comunicar constantemente informes, promoções e ofertas especiais. Ao mesmo tempo, precisam realizar a curadoria de conteúdo relevante, fornecendo dicas e links para fontes externas, incluindo o site e blog da companhia.

4. Diversifique – Ao engajar os membros da comunidade, a marca não deve publicar apenas conteúdo sobre a empresa. Isso seria entediante e a audiência se cansaria logo. Por isso, as informações devem interessar ao público, mesmo que não estejam diretamente relacionadas aos negócios. Cerca de 80% das publicações devem ser sobre tópicos diversificados e apenas 20% sobre a companhia.

5.Segmente a comunidade – Uma prática que pode ser extremamente útil para o gerenciamento da comunidade é a segmentação de membros. Facebook e Twitter possuem mecanismos que permitem criar listas que podem ser utilizadas para agrupar contatos comuns. Isso é muito útil quando a marca quiser enviar mensagens específicas para um conjunto correspondente de contatos.

Com informações do Social Media Today 

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