Notícias
A repercussão do Super Bowl 2015 no Facebook e no Twitter
Mais de 65 milhões de usuários únicos comentaram o evento na rede social de Mark Zuckerberg; já o microblog registrou 28,4 milhões de tuítes relacionados ao jogo
A repercussão do Super Bowl 2015 no Facebook e no Twitter
BuscarA repercussão do Super Bowl 2015 no Facebook e no Twitter
BuscarMais de 65 milhões de usuários únicos comentaram o evento na rede social de Mark Zuckerberg; já o microblog registrou 28,4 milhões de tuítes relacionados ao jogo
2 de fevereiro de 2015 - 3h46
A final do Super Bowl, transmitida na noite de domingo, 1, foi a mais expressiva em termos de interações no Facebook e no Twitter. Na rede social de Mark Zuckerberg, 65 milhões de usuários utilizaram suas timelines para comentar sobre o jogo.
Foram 265 milhões de posts, comentários e likes sobre a disputa entre o New England Patriots e o Seattle Seahawks, resultando no maior nível de conversa já registrada pela plataforma em jogos do Super Bowl.
Neste ano, a rede social incluiu um algoritmo chamado Pessoas Por Minuto (PPM), para identificar os momentos de jogo que mais engajaram o público. Nos últimos minutos de jogo, por exemplo, mais de 1,3 milhão de pessoas por minuto estavam publicando, comentando e curtindo conteúdo relacionado ao Super Bowl. Saiba mais assistindo ao vídeo:
A rede social também preparou os seguintes rankings:
Assuntos mais comentados
1. New England Patriots ganha o Super Bowl XLIX (1,36 milhão de pessoas por minuto)
2. Os fogos de artifício na apresentação da Katy Perry no intervalo (1,02 milhão de pessoas por minuto)
3. O passe de Russell Wilson para o TD de Doug Baldwin, que deu a liderança para o Seattle de 24 a 14 no terceiro quarto (701.000 pessoas por minuto)
4. A intercepção decisiva de Malcolm Butler na linha do gol a menos de 30 segundos restantes (676.000 pessoas por minuto)
5. A recepção do Jermaine Kearse no final do quarto quarto para fechar o dramático final (656.000 pessoas por minuto)
Estados onde o nível da conversa no Facebook foi mais alto
1. New Hampshire
2. Rhode Island
3. Maine
4. Massachusetts
5. Washington
Top cinco países
1. Estados Unidos
2. Canadá
3. México
4. Austrália
5. Irlanda
Jogadores mais mencionados
1. Tom Brady
2. Marshawn Lynch
3. Russell Wilson
4. Rob Gronkowski
5. Malcolm Butler
Top cinco demografia
1. Mulheres de 25 a 34 anos
2. Mulheres de 35 a 44 anos
3. Mulheres de 18 a 24 anos
4. Homens de 25 a 34 anos
5. Homens de 18 a 24 anos
Twitter
A 49ª transmissão do torneio de futebol americano também bateu recorde no Twitter. Do início até 30 minutos após o término do jogo, o microblog contabilizou 28,4 milhões de tuítes sobre o assunto.
A plataforma destaca a interação em torno do #SB49 no Brasil. Foram mais de 817 mil publicações relacionadas ao campeonato. A repercussão do evento norte-americano foi duas vezes maior do que durante a final da Copa do Brasil, em novembro, quando a rede social registrou 407 mil tuítes.
Saiba quais foram os momentos que geraram os maiores picos de conversa no Twitter, medidos via Tweets por Minuto, durante a transmissão ao vivo. Abaixo, veja também o mapa interativo criado pela rede social:
1. Malcolm Butler (@Mac_BZ) intercepta o passe de Russell Wilson (@DangeRussWilson) 1 jarda da linha do gol com 20 segundos restantes de jogo: 395.000 TPM
2. @Patriots derrotam os @Seahawks e se tornam os campeões do #SB49: 379.000 TPM
3. Fim da performance de @KatyPerry no intervalo: 284.000 TPM
Jogadores dos @Patriots mais mencionados no Twitter durante a transmissão ao vivo do #SB49:
1. Tom Brady
2. Rob Gronkowski (@RobGronkowski)
3. Julian Edelman (@Edelman11)
Jogadores dos @Seahawks mais mencionados no Twitter:
1. Marshawn Lynch (@MoneyLynch)
2. Russell Wilson (@DangeRussWilson)
3. Chris Matthews (@TheRealCMaTT13)
Veja também
Como a mídia programática pode inovar a publicidade no rádio
Especialistas analisam a possibilidade de comprar espaços publicitários de forma automatizada no rádio tradicional e quais são as vantagens disso
Como a tecnologia pode impactar pequenos negócios
Por meio de aplicativos para celular, startups oferecem soluções para unir indústria, mercado varejista e consumidores