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Agências criam holding com foco em inovação customizada
BR Culture, de Paulo Al Assal, e UVX, de Rodrigo Hamam, unem operações para oferecer serviços de branding, estratégia de marca e design
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2 de dezembro de 2013 - 7h30
POR DÉBORA YURI
Foto: Wladmir Ribeiro
Na era da mídia programática e das plataformas tecnológicas que prometem substituir parte do trabalho do homem, ganham espaço no mercado de comunicação empresas que oferecem serviços customizados, desenhados e adequados às necessidades específicas de cada clientes. Neste cenário, as agências BR Culture, especializada em estratégia de marca e inovação, e UVXZ, voltada ao design estratégico, criaram uma holding para oferecer ao mercado soluções integradas e customizadas. A parceria teve início em julho, e 70% dos trabalhos das empresas já são desenvolvidos em conjunto.
Segundo Paulo Al Assal, CEO da BR Culture, a união foi motivada pelas ofertas complementares que as agências entregam. “Design sem estratégia é ruim, e estratégia sem design também. As duas disciplinas caminham juntas”, diz. As empresas seguem fazendo projetos individuais, acrescenta Rodrigo Hamam, CEO da UVXZ. “Não aconteceu uma fusão. O objetivo é trabalhar juntos e crescer separadamente.”
Soluções que envolvem branding, inovação e design hoje são projetadas para clientes como Tecnisa, Supermercados Dia%, Bio Ritmo e a revista Info, da Editora Abril. Nos trabalhos integrados, a divisão de tarefas entre as agências do Grupo BR Culture/UVXZ pode variar de 80%-20% a 50%-50%.
“Nosso modelo é diferente dos grupos que têm várias empresas sob seu guarda-chuva, cada uma trabalhando para si. Tocamos os projetos em conjunto e entregamos ao cliente uma solução mais completa”, afirma Assal. “Isso facilita o dia-a-dia deles, além de fazer sentido para o mercado.”
Apesar de comandar empresas de pequeno porte, que oferecem serviços customizados e maior exclusividade, os sócios do grupo recusam o rótulo de “agências butique”. Eles alinham o trabalho de inovação e branding ao design thinking, disciplina que considera usabilidade, viabilidade e desejos do consumidor para chegar a uma solução.
Também adotam metodologias baseadas em relações de longo prazo com os clientes, como a dos 3Is – inspiração, interação e interpretação. “Com ela, você consegue entender profundamente o cliente: seus problemas, necessidades, sua cultura interna. E, assim, você pode ser relevante para ele”, explica Hamam.
Lado direito + lado esquerdo do cérebro
Criada em 2012, a BR Culture atua no cruzamento entre estratégia de marca e inovação e é uma evolução da antiga Voltage, que tinha dez anos de existência. Já a UVXZ surgiu em 2011 como a nova HXR, há mais de uma década no mercado de design.
Rodrigo Hamam define sua empresa como discípula do design clássico, que usa o estudo da matemática, geometria, simetria e frações para estruturar a aplicação do design. “Nosso trabalho é quase científico: essa base é levada à composição de qualquer peça gráfica. O design anda muito solto no mercado, principalmente no digital. Muitas vezes, ele se confunde com tecnologia.”
Entre os serviços oferecidos pelo grupo estão diagnóstico e estratégia de marca, co-criação de produtos, design de serviços, transformação organizacional e estratégia de inovação. Com 12 funcionários e colaboradores remotos, as duas agências dividem um escritório de 100 m2 na Vila Nova Conceição, Zona Sul de São Paulo.
De acordo com Hamam, a integração aumentou o faturamento das empresas em 35%. Ele e Paulo Al Assal se conheceram em 2005, quando a UVXZ, então HXR, criou toda a identidade visual da antiga Voltage. A “paquera” existe desde aquela época, lembra o designer. “De cara, nós percebemos que fazíamos trabalhos complementares.”
Para Assal, existem no mercado muitas agências de estratégia e outras tantas de design, mas poucas combinam os dois serviços, aplicando a seus projetos metodologias próprias. “Acho que unimos o lado direito do cérebro, que é racional e estratégico, com o lado esquerdo, artístico e criativo”, finaliza.
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