Notícias
AKQA vai anunciar nos próximos dias escritório no Brasil
Hugo Veiga (à esquerda) e Diego Machado (à direita), criadores de ?Retratos da real beleza? vão liderar agência fundada por Ajaz Ahmed (centro)
AKQA vai anunciar nos próximos dias escritório no Brasil
BuscarAKQA vai anunciar nos próximos dias escritório no Brasil
BuscarHugo Veiga (à esquerda) e Diego Machado (à direita), criadores de ?Retratos da real beleza? vão liderar agência fundada por Ajaz Ahmed (centro)
2 de junho de 2014 - 11h00
POR FELIPE TURLÃO
Do Meio & Mensagem
Após alguns anos de tentativas, a agência AKQA finalmente está abrindo seu escritório brasileiro, em São Paulo. O português Hugo Veiga e o brasileiro Diego Machado serão os principais executivos. Os detalhes da operação local serão anunciados nessa semana.
Os dois profissionais ganharam projeção, e um convite para assumir cargos na AKQA de Londres, após o sucesso do case “Retratos da real beleza”, da Ogilvy para Dove, que conquistou um Grand Prix de Titanium Lions no Festival de Cannes do ano passado, além de outros 14 troféus.
Esse será o 12º escritório da AKQA, que tem perspectivas de ter entre 50 e 60 funcionários já no começo e o posicionamento de ser um centro criativo que atenda clientes de todos os lugares do mundo. Em relação às marcas brasileiras, a meta é ajudar aquelas que desejem ter presença global.
A AKQA tem origens em Londres, onde foi fundada em 1995 por Ajaz Ahmed e James Hilton. Em 2001, recebeu investimento de US$ 70 milhões da Francisco Partners e da Accenture, mudando sua matriz para San Francisco e lançando escritório também na Ásia. Em 2006, outra negociação, com a venda da agência para a empresa de private equity General Atlantic.
Em 2012, o grupo WPP comprou a AKQA por um valor estimado em US$ 540 milhões. As receitas da agência em 2012 foram de US$ 230 milhões, mas devem chegar a US$ 300 milhões em 2014, mostrando o quanto a aquisição foi benéfica para o crescimento da operação. O estabelecimento de uma operação no Brasil era considerado essencial dentro da estratégia de negócios da holding britânica do CEO Martin Sorrell. Os escritórios da AKQA estão distribuídos por Amsterdã, Londres, Paris, Berlim, Washington, Atlanta, Portland, San Francisco, Nova York, Tóquio, Xangai e, agora, São Paulo.
Os clientes globais da agência são Audi, Delta Airlines, Montblanc, Nike e a ONG WWF. Um dos cases mais conhecidos é "Fiat Eco:Drive", que conquistou um Grand Prix de Cyber Lions no Festival Internacional de Criatividade de Cannes, em 2009. O japonês Rei Inamoto é o líder global de criação e outro executivo-chave é o chairman Tom Bedecarre.
Veja também
Como a mídia programática pode inovar a publicidade no rádio
Especialistas analisam a possibilidade de comprar espaços publicitários de forma automatizada no rádio tradicional e quais são as vantagens disso
Como a tecnologia pode impactar pequenos negócios
Por meio de aplicativos para celular, startups oferecem soluções para unir indústria, mercado varejista e consumidores