Assinar

App conecta smartphones a convencionais

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

App conecta smartphones a convencionais

Buscar
Publicidade

Notícias

App conecta smartphones a convencionais

Público alvo do Chaatz são os usuários de celulares tradicionais, que não têm sistema operacional


12 de fevereiro de 2014 - 9h02

Os aplicativos de mensagens não param de surgir, o que torna esse mercado cada vez mais competitivo. Ainda assim, um outro app apareceu para entrar na batalha: o Chaatz. O mais interessante é que esse novo aplicativo é o oposto das plataformas repletas de recursos e que estão na moda hoje em dia.

À primeira vista, o Chaatz não parece ter nada de extraordinário – sua interface é extremamente simples e nem um pouco atrativa – possui apenas os recursos básicos dos aplicativos de mensagens: texto, gravação de voz, apenas dez stickers e diversos efeitos de voz.

Entretanto, o que o torna único é a sua habilidade de separar o seu chat online, permitindo que você crie diferentes perfis para cada situação. Ou seja, você recebe um “Chaatz Number” em vez de utilizar o seu número de telefone. Assim, o seu número original é mantido no anonimato.

A proposta inicial do Chaatz era ajudar as pessoas a organizar e controlar suas conversas de uma forma privada, evitando que você acidentalmente envie uma mensagem para o seu colega de trabalho sobre algo pessoal e que, na verdade, você pretendia enviar para o seu amigo. Você pode organizar suas conversas com base nos seus diferentes perfis e o nome que você escolheu usar para cada um aparece no canto direito de cada janela de conversa. Dessa forma, você pode ter certeza de que está falando com alguém usando o perfil correto.

A equipe por traz do Chaatz é a mesma que desenvolveu os recursos do aplicativo do Facebook para celular. Os usuários de “feature phones” (aparelhos tradicionais, que não têm sistema operacional) são o alvo final – o que talvez explique o motivo do app ser tão simplista. Devido à sua leveza, as mensagens do Chaatz são enviadas extremamente rápido, indicando que ele provavelmente não ocupa muito espaço.

O propósito de longo prazo dos fundadores do Chaatz é conectar os 5 bilhões de usuários de feature phone do mundo às redes sociais móveis. No final deste ano, a empresa irá lançar um aplicativo único para esses celulares mais simples para que os usuários possam se comunicar na mesma plataforma, assim como os usuários de smartphones.

Devido aos preços elevados dos smartphones, muitos mercados emergentes ainda possuem feature phones. Em Filipinas, por exemplo, eles ainda representam 89% dos dispositivos celulares do país, o que mostra que é muito mais difícil se conectar com alguém nos Estados Unidos por mensagem. Isso explica o porquê de o Facebook ser tão popular em diversos países emergentes.

Um estudo recente realizado pela IDC (International Data Corporation) mostrou que, apesar de os smartphones representarem 55,1% do total de 1 bilhão de dispositivos vendidos em 2013, os feature phones ainda contabilizam metade de todos os telefones celulares vendidos no ano passado.

O objetivo final do Chaatz é conectar esses 55,1% de usuários de smartphones com os outros 44,9% de usuários de feature phones. O grande desafio será superar os apps já estabelecidos no mercado, incluindo o Facebook. Por enquanto, o Chaatz está disponível apenas para iPhone. 

 

Com informações do The Next Web

Publicidade

Compartilhe

Veja também