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Apple investe na área de compra programática

Empresa expande plataforma que foi criada em 2010


23 de março de 2015 - 10h45

A Apple anunciou, na quinta-feira, 19, que está expandindo sua rede de publicidade para o iTunes Radio por meio de compra programática de anúncios. Anteriormente, os anunciantes tinham que comprar espaços diretamente com a equipe da Apple. A nova ferramenta vem com a possibilidade de estreitar mais a segmentação, usando o e-mail e telefone pessoal dos clientes. Isso mostra que apesar da dominância do Google e do Facebook, a Apple pode, se quiser, influenciar no mercado.

O iAd nasceu em 2010 e não conseguiu cumprir todas as expectativas. Em 2014, apenas 2,6% da verba destinada à publicidade foi concentrada no iAd, de acordo com o eMarketer. Para contornar a situação, a Apple investiu pesado na plataforma. O Workbench, software de compra para o iAd, foi expandido para outros públicos e deu a possibilidade de adicionar vídeos. Em outubro, o iAd foi levado para 70 novos países e, no mês seguinte, introduziu automação, realizando parcerias com várias firmas de conteúdo programático. Agora, a Apple está levando o Workbench e a automação para a área do áudio, o que pode atrair a atenção de plataformas como Pandora e Spotify.

As marcas que comprarem o novo produto da Apple poderão utilizar o novo programa de segmentação da empresa, o Customer Match. Ele oferece aos anunciantes uma segmentação dos usuários da Apple, baseados no IDFA, a versão do cookie da Apple. Agora, se o anunciante quiser alcançar um grupo específico de ouvintes, ele poderá fazer a programação por meio do Workbench. Antes, os compradores do iAd tinham que configurar manualmente as preferências, agora será tudo automático.
 

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