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Apple supera Coca-Cola e é eleita marca mais valiosa do mundo

Ranking Best Global Brands coloca, pela primeira vez, empresa de tecnologia à frente da gigante de bebidas. Apple foi avaliada em US$ 93,3 bilhões


1 de janeiro de 2012 - 0h00

A Apple é a marca mais valiosa do mundo. A empresa foi avaliada em US$ 93,3 bilhões pelo ranking da Interbrands, o Best Global Brands, e superou pela primeira vez a Coca-Cola (avaliada em US$ 79,2 bilhões). Além disso, é a primeira vez em treze anos que a gigante de bebidas não lidera o ranking.

 

O valor total das 100 marcas que compõem a lista é de US$ 1,5 trilhão, 8,4% superior ao valor registrado no relatório de 2012. Segundo a empresa que elabora o ranking, a popularização da Apple ocorreu após o sucesso comercial do iPhone, do iPod e do iPad.

 

Empresas de tecnologia

 

Além da Apple outras empresas de tecnologia se destacaram no ranking. O Google ficou na segunda colocação da lista (avaliado em US$ 93,2 bilhões). A IBM e a Microsoft ocupam a quarta e quinta colocações, avaliadas em US$ 78,8 bi e US$ 59,5 bilhões, respectivamente. Já a Samsung, maior concorrente da Apple, ficou na oitava colocação (avaliada em US$ 39,6 bilhões).

 

O Facebook está na 52ª posição na Best Global Brands, mas foi a marca que mais se valorizou (43%). A empresa aumentou receita e lucro por ação em 2012 e elevou em 26% sua base de usuários. Em mobile, a rede social também cresceu 51% e a publicidade em mídias sociais é metade dela concentrada em dispositivos móveis.

 

No quesito crescimento, além do Facebook, a Apple e Amazon aparecem, na quarta e quinta colocações – com 28% e 27% respectivamente.

 

Os critérios da Interbrand para eleger as marcas mais valiosas são: desempenho financeiro dos produtos ou serviços; papel que a marca desempenha ao influenciar a escolha do consumidor e o poder que a marca possui para comandar preços premium, gerar lealdade ou garantir os lucros da companhia.

 

O ranking detalhado está disponível no site oficial.
 

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