21 de agosto de 2013 - 10h45
Por John McDermott
Do AdAge
O iTunes Radio é a grande aposta da Apple para entrar de vez no milionário mercado de músicas via internet. A empresa confirmou nesta semana que lançará a novidade em setembro e, para isso, a companhia já está negociando acordos com anunciantes. Na lista das marcas que já firmaram parceria com o novo serviço estão McDonald’s, Nissan, Pepsi e Procter & Gamble (P&G). Além disso, a Apple espera concretizar a negociação com mais duas marcas ainda não reveladas.
Os acordos publicitários estão sendo feitos na casa dos milhões de dólares, e incluem uma ação de 12 meses dentro do serviço de streaming de música para cada uma das marcas participantes. Os parceiros também terão exclusividade dentro de suas respectivas indústrias até o final de 2013. Em janeiro de 2014, no entanto, os anúncios no iTunes Radio vai se tornar amplamente disponível para os investimentos. Entretanto, o valor mínimo para uma campanha dentro do serviço é de US$ 1 milhão.
Os anúncios no novo serviço de streaming musical serão divididos em três formas: publicidade em áudio; vídeo; e mídia interativa via display. Além disso, o pacote inclui presença em dispositivos móveis da empresa, nos laptops equipados com iTunes e na Apple TV.
Anúncios de áudio e vídeo
O sistema de anúncios por áudio funcionará de uma maneira rotativa, ou seja, uma ação será veiculada uma vez a cada 15 minutos e os anúncios de vídeo serão transmitidos a cada hora.
No primeiro momento, os anúncios serão veiculados em todos os dispositivos nos quais o iTunes está presente, entretanto, em 2014, os anunciantes terão a capacidade de direcionar as campanhas para dispositivos específicos. O custo dos anúncios irá aumentar conforme o tamanho da tela do dispositivo escolhido.
Ad-Free
Vale lembrar que os consumidores podem optar por não receber anúncios. O iTunes Radio será um serviço gratuito, com suporte de propaganda ao público, mas a Apple vai oferecer uma opção de “ad-free” para quem comprar o iTunes Match, um recurso de armazenamento de música baseado em nuvem que permite aos usuários acessar suas bibliotecas em qualquer internet conectada dispositivo Apple.
O novo serviço será vendido via iAd – rede de publicidade móvel da Apple. A ideia da empresa é conquistar o mercado de publicidade móvel que é dominado por Facebook e Google.