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Apple versus Samsung: a batalha pela primazia mundial de smartphones
O desempenho recorde de 74,5 milhões de iPhones vendidos no último trimestre do ano passado deve mudar o ranking global
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29 de janeiro de 2015 - 4h57
POR SÉRGIO DAMASCENO
Até agora, 2014 foi, definitivamente, o ano da Apple: a empresa vendeu telefone como nunca. Foram 74,5 milhões de aparelhos no último trimestre do ano passado, principalmente por conta da versão 6 do iPhone. E foi quando a empresa também obteve a maior receita de todos os tempos: US$ 74,6 bilhões. Isso, por si só, é motivo de comemoração por qualquer companhia. Se, somado a isso, estiver o fato de que se tornou a primeira no ranking global de venda de smartphones, a Apple tem muito a celebrar.
Os sites americanos estão em polvorosa e têm falado na ultrapassagem da Samsung pela Apple. Mas isso ainda não aconteceu, segundo dados da IDC. Ainda. A troca no topo do ranking está para acontecer e isso é fato. A IDC relata grandes movimentos nos embarques de smartphones no quarto trimestre do ano passado. No último trimestre do ano passado, a Samsung foi a única empresa a variar negativamente no ranking. Ainda assim, manteve-se no no topo dos embarques de smartphones em todo o mundo, seguida Apple. Mas a Apple fecha o cerco sobre a Samsung em grande forma, com menos de um ponto de diferença nos embarques globais de smartphones.
Embarques e vendas
A nota da ultrapassagem da Apple sobre a Samsung, que embala os sites americanos, no entanto, tem uma razão: são números de vendas. Os dados da IDC, por outro lado, contabilizam os embarques, e não as vendas. Embarque é a quantidade de unidades de telefones enviado do fabricante para as lojas, e não a quantidade de telefones que foram comprados por consumidores finais. Segundo esses dados, a Samsung continua à frente, com 75,1 milhões de celulares embarcados no final do ano passado, seguida pela Apple, com 74,5 milhões, depois pela Lenovo (somada à Motorola), com 24,7 milhões, seguida pela Huawei, com 23,5 milhões e, finalmente, pela empresa clone da Apple na China, a Xiaomi, com 16,6 milhões de aparelhos embarcados. O fato inédito, aqui, é que o volume de embarques da Apple quase atingiu Samsung no quarto trimestre de 2014.
A Samsung não liberou os números de vendas para confirmar a informação, mas todos os especialistas que costumam acompanhar esses dados com lupa colocam a Apple à frente. A Samsung apenas divulgou que vendeu 95 milhões de aparelhos no período, dos quais algo entre 71 milhões e 75 milhões são smartphones. Esse “algo” de 4 milhões entre um número e outro é o que faz com que os analistas não deem muito crédito à informação da fabricante coreana.
Segundo pesquisa feita pela Counterpoint Research com distribuidores globais, os embarques da Samsung foram de 73,8 milhões de smartphones. Abaixo, portanto, dos 74,5 milhões de iPhones embarcados. Já o Strategys Analytics afirma que ambos os fabricantes empataram em embarques, com 74,5 milhões de smartphones vendidos por Samsung e também pela Apple. Ainda assim, se o número de telefones embarcados for mesmo igual, a Apple leva vantagem por ter aumentado o preço médio de seus aparelhos em US$ 50. Definitivamente, 2014 foi o ano da maçã poderosa de Cupertino.
Vendas globais
Ainda segundo a IDC, os embarques de smartphones no ano passado, em todo o mundo, chegaram a 1,3 bilhão de aparelhos, um aumento de 26,3% sobre 2013. Para este ano, a empresa prevê embarques de 1,4 bilhão de unidades, o que significa uma expansão de 12,2%. E, entre 2014 e 2014, estima que a média de crescimento anual seja de 9,8%. Com isso, em 2018, deverão ser embarcadas 1,9 bilhão de unidades.
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