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As 10 principais tendências de web analytics para 2014

Os pontos de evolução do mercado de análise de números e dados que devem pautar os próximos 12 meses


9 de janeiro de 2014 - 8h43

O ano passado foi bem-sucedido no segmento de web analytics. Vimos avanços a partir de praticamente todos os fornecedores. Em 2014, esse movimento deve se consolidar ainda mais. Abaixo, está o top 10 das tendências que devem dominar o mercado nos próximos 12 meses:

1 . Mais e melhores ferramentas de análise de conteúdo
Quando se trata de conteúdo (texto , gráficos, vídeo etc), a maioria das plataformas de análise da web mostram os mesmos dados – page views, páginas de destino, próxima página, saídas, objetivo. Para se informar sobre o envolvimento real com o conteúdo, os analistas precisam implementar outras ferramentas para acompanhar o engajamento, como rolagem, movimento do mouse, zoom e destaque. Essa divisão na apresentação do relatório ainda é um grande desafio para os produtores de conteúdo.

2 . Pacotes de multi-cliques
A menos que você esteja vendendo lápis a preços competitivos em leilão, as chances são de que seus visitantes estejam procurando no seu site várias vezes antes (e depois) de converter. Mas hoje quase todas as plataformas Web Analytics concentram-se em relatórios de visitas únicas. Existem variáveis de monitoramento persistentes que podem ser usadas para mostrar atributos multi-visitas. Mas os proprietários de sites precisam ver como os comportamentos dos visitantes mudam na medida em que aprendem mais sobre os produtos / serviços e como eles começam a interagir com a organização off-line.

3 . Rastreamento de interação física
A forma como interagimos com os sites está mudando. Laptops com telas sensíveis ao toque, smartphones, tablets , sistemas de jogos com navegadores web – todos nos permitem interagir fisicamente com um site. Plataformas de web analytics precisam nos ajudar a rastrear pitadas (zoom), a orientação do dispositivo, como se inclina, e outros movimentos físicos.

4 . Melhor rastreamento de vídeo
Sites têm utilizado cada vez mais conteúdo de vídeo a cada ano. Mas a maioria das plataformas de análise da web ainda não fazem um trabalho que ajude os analistas a entenderem como os visitantes se envolvem com vídeos. Fornecedores de web analytics devem proporcionar uma melhor experiência nesse sentido.

5 . Rastreamento multi-domínio
Muitas empresas grandes e pequenas têm vários locais em vários domínios. Seus prospects, clientes , parceiros, colaboradores atravessam entre domínios em várias visitas ou, eventualmente, em visitas individuais. Mas hoje, a maioria das plataformas de análise da web não fazer um trabalho completo de permitir que os proprietários do site rastreem os visitantes entre domínios. Em 2014 , queremos que todos os grandes fornecedores de web analytics resolvam este problema de rastreamento.

6. Compensar "não fornecidos"
Como o Google continua a criptografar mais e mais pedidos de busca do usuário, vimos o percentual de usuários com frases de pesquisa não fornecidas crescer mais de 100% em sites no ano passado. Isso faz com que a medição do desempenho e otimização SEO muito difícil. Seria fácil para ferramentas como o Google Analytics criar relatórios que mostram as frases de busca que geram tráfego sem associar as frases com os usuários individuais. Isso ajudaria os proprietários do site com SEO relatórios sem arriscar a privacidade do usuário ou segurança do website .

7 . Melhores ferramentas para integração com dados de terceiros
Se 2013 foi o ano de " Big Data", 2014 deve ser o ano para a integração de dados com web analytics. Enquanto plataformas como Adobe Analytics e IBM CoreMetrics fizeram um trabalho decente ao permitir ao analista integrar dados várias fontes (por exemplo, CRM , Call Center) com dados de análise da web, a maioria das plataformas estão ficando nesta área. Este ano queremos ver plataformas de análise ajudando o site a ter uma visão 360 ⁰ de seus prospects e clientes, a partir dos dados disponíveis.

8. Integração com CMS Web Analytics
A ferramenta administrativa mais comumente usado na maioria dos sites é o sistema de gerenciamento de conteúdo. A tendência é de que alguns fornecedores CMS façam grandes melhorias em 2014 , permitindo plug e integração com ferramentas de web analytics para capacitar seus proprietários do sites internos.

9 . Melhor Exportações de dados
O Google fez alguns grandes avanços em 2013 para compartilhar dados do Google Analytics com outras plataformas. Mas quase todos os outros fornecedores no mercado de web analytics faz um trabalho insuficiente no compartilhamento de dados. A tendência aqui é de que os outros fornecedores de análise web facilitem a circulação de dados.

10 . Manipulação de dados dentro do Web Analytics
Plataformas como o Google Analytics, Webtrends e Adobe Analytics são ótimas para monitoramento de visitantes e, em seguida, visualização de dados. Mas as plataformas não oferecem muita funcionalidade em termos de manipulação dos dados. Fornecer ferramentas para edição de campos e valores permitiria aos analistas web atuar com recursos de Business Intelligence poderosos para ajustar o rastreamento para a organização.

 

 Texto de Mark Ryan, do ClickZ

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