Notícias
Baidu apresenta versão brasileira de seu buscador
Companhia chinesa faz acordo com governo para construir um centro de pesquisa e desenvolvimento de dados no País
Baidu apresenta versão brasileira de seu buscador
BuscarBaidu apresenta versão brasileira de seu buscador
BuscarCompanhia chinesa faz acordo com governo para construir um centro de pesquisa e desenvolvimento de dados no País
21 de julho de 2014 - 10h55
Quase um ano depois de ter aberto seu escritório no Brasil, a chinesa Baidu lança a versão de seu buscador em língua portuguesa. A iniciativa é fruto de um acordo assinado nessa quinta-feira, 17, entre o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o CEO global da Baidu, Robin Li.
O governo brasileiro e a empresa chinesa assinaram um memorando de entendimento para a cooperação técnica e científica. Na pratica, o acordo compreende o lançamento de um grande centro de pesquisa e desenvolvimento da companhia chinesa no País. O lançamento da versão em português do buscador também faz parte do acordo. Segundo o governo brasileiro, a chegada da Baidu representa uma importante e saudável concorrência ao mercado, que é dominado pelo Google no País.
O br.baidu.com já entrou no ar e a companhia ainda realiza alguns ajustes para aprimorar as ferramentas de busca no Brasil. Considerado o segundo maior buscador do mundo – perdendo apenas para o gigante Google – o Baidu já possui operações em outros países asiáticos, como Japão e Cingapura e também inaugurou, no ano passado, um Centro de Operações no Vale do Silício, nos Estados Unidos.
A companhia chinesa enxergou no Brasil um grande potencial para um desenvolvimento de negócios, sobretudo na área de captação e segurança de dados. De acordo com o MCTI, a Baidu comprometeu-se a investir R$ 120 milhões na implantação do centro de P&D no Brasil, para aprimorar as áreas de mineração de dados, aprendizado de máquina e personalização de produtos e serviços.
Em novembro do ano passado, a companhia já apresentou os primeiros produtos desenvolvidos para os usuários brasileiros, como ferramentas para PC e Android. Na ocasião, os porta-vozes da companhia disseram que ainda estavam aprimorando a versão brasileira do famoso buscador. O escritório brasileiro da companhia – e único na América Latina – está localizado em São Paulo e é comandado por Wan Di, CEO da empresa no País.
Do Meio & Mensagem
Veja também
Como a mídia programática pode inovar a publicidade no rádio
Especialistas analisam a possibilidade de comprar espaços publicitários de forma automatizada no rádio tradicional e quais são as vantagens disso
Como a tecnologia pode impactar pequenos negócios
Por meio de aplicativos para celular, startups oferecem soluções para unir indústria, mercado varejista e consumidores