Assinar

Brasil lidera envio de spam no mundo, diz estudo

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Brasil lidera envio de spam no mundo, diz estudo

Buscar
Publicidade

Notícias

Brasil lidera envio de spam no mundo, diz estudo

País representa primeiro lugar no ranking, seguido pelo México (18,1%) e Argentina (11,9%)


27 de agosto de 2013 - 11h10

O Brasil é responsável por 36,3% do envio de spam mundial, de acordo com um estudo realizada pela Trend Micro. O País figura em primeiro lugar no ranking, seguido pelo México (18,1%) e Argentina (11,9%).

De acordo com a empresa, isso pode ser explicado devido ao alto número de sistemas desprotegidos existentes no Brasil – o que permite que máquinas sejam invadidas facilmente e se tornem parte de bootnets (redes de computadores zumbis), responsáveis pelo disparo de spams.

Além disso, a falta de conhecimento sobre os reais riscos do phishing e dos spams torna a população local ainda mais suscetível a crimes de engenharia social e ataques baseados em emails. Para se ter uma ideia da dimensão do problema, somente em maio de 2013 a Trend Micro identificou 39 servidores de comando e controle no País.

Segundo o estudo, 58% das URLs maliciosas da América Latina estão hospedadas no Brasil – no México, estão 12,35%. O Brasil também aparece em sexto lugar no mundo como o país em que as pessoas estão mais expostas a ter riscos à privacidade por uso de aplicativos móveis.

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também