Assinar

Cannes Lions: Brasil manda 4,5% menos peças

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Cannes Lions: Brasil manda 4,5% menos peças

Buscar
Publicidade

Notícias

Cannes Lions: Brasil manda 4,5% menos peças

Festival tem novo recorde de inscrições: serão 37.427 concorrentes, alta de 4,6% em relação ao ano passado


4 de junho de 2014 - 11h48

POR ALEXANDRE ZAGHI LEMOS
Do Meio & Mensagem

Embora mantenha o posto de segundo maior concorrente no Festival Internacional de Criatividade de Cannes, que acontece entre os dias 15 e 21 desse mês, o Brasil diminuiu seu volume de inscrições em 4,5%. Serão 3.321 peças brasileiras, o que significa 155 a menos que as 3.476 concorrentes do País no ano passado (veja abaixo a divisão das peças do Brasil por áreas).

A participação vai na contramão do total geral do Festival, que consegue se manter em crescimento e quebrando recordes. Em 2014 há 37.427 trabalhos disputando Leões, alta de 4,6% em relação aos 35.765 de 2013.

Entre os 97 países concorrentes (outro número recorde), os Estados Unidos mantêm a dianteira no número de inscrições, com 6.213 peças, seguidos por Brasil (3.321), Reino Unido (2.757), Alemanha (2.376), França (1.838), Austrália (1.543), Japão (1.146), Canadá (995), Índia (976) e China (952).

Nas 17 áreas do Festival (veja quadro abaixo com as inscrições de cada uma), destaque para o aumento de 39% em Cyber, que, assim, se torna a terceira maior do Cannes Lions (atrás somente de Outdoor e Press). A organização atribui o bom desempenho a reestruturação da área, que passa a contemplar segmentos como mídia social, branded technology e branded games. Entretanto, a maior alta se deu em PR Lions, que terá 43% mais concorrentes.

Também cresceram Branded Content & Entertainment (22%), Mobile (12%), Design (11%) e Promo & Activation (9%). Por outro lado, estão menores esse ano as áreas de Creative Effectiveness (-33%), Innovation (-23%), Titanium & Integrated (-13), Press (-12%), Film (-9%) e Radio (-7%).

Com a queda nas inscrições de Press, a área de Outdoor assume, pela primeira vez, o posto de maior em quantidade de concorrentes do Festival. Os trabalhos serão julgados por um total de 327 jurados, representantes de 44 países.

A área de Innovation já divulgou seu shortlist, com 30 cases, sendo dois brasileiros: “Anúncio Protetor”, da FCB Brasil para Nivea Sun Kids, e “Fiat Live Store”, da AgênciaClick Isobar para Fiat.

Nesse ano, há ainda a estreia do evento Lions Health, voltado para a área de saúde e bem-estar, que ocorre nos dias 13 e 14, e recebeu 1.423 inscrições de trabalhos concorrentes.

Veja no quadro abaixo como as inscrições brasileiras estão divididas nas 17 áreas do Festival, e o comparativo com o que ocorreu no ano passado:
 

wraps

Confira abaixo o quadro de inscrições globais por área:
 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também