Notícias
Cannes: primeiro Brazil Day destaca mobile, Rio 2016 e startups
Pouca gente compareceu às primeiras apresentações dedicadas ao Brasil no Cannes Lions, que destacou Olimpíadas, empreendedorismo e crescimento dos dispositivos móveis
Cannes: primeiro Brazil Day destaca mobile, Rio 2016 e startups
BuscarCannes: primeiro Brazil Day destaca mobile, Rio 2016 e startups
BuscarPouca gente compareceu às primeiras apresentações dedicadas ao Brasil no Cannes Lions, que destacou Olimpíadas, empreendedorismo e crescimento dos dispositivos móveis
19 de junho de 2014 - 9h39
POR JOSÉ SAAD NETO, de Cannes
Foto: Eduardo Lopes
O Brasil está em pauta no Festival Internacional de Criatividade de Cannes nesta quinta-feira, 19. Com uma programação inteira dedicada às empresas e projetos brasileiros, o auditório Debussy do Palais des Festival recebe desde cedo agências, anunciantes e fornecedores de tecnologia que apresentam números e informações sobre criatividade e negócios no País. Mesmo com a ampla divulgação, o número de pessoas para assistir às palestras nesta manhã foi baixo – no momento mais cheio, cerca de 40 estiveram presentes.
Apesar da pouca audiência, o conteúdo colocou um holofote em três temas importantes para o País: Olimpíada Rio 2016, empreendedorismo e mobile. Apresentada a mais complexa identidade visual do mundo, a logomarca dos jogos olímpicos que serão sediados no Rio reflete com cores e movimento a união entre esporte e cores. “É a inovação trabalhando em harnomia com o design. Um trabalho com a cara do Brasil e visto por todo o mundo”, disse Fred Gelli, da Tatil Design, responsável pelo projeto.
Já as startups foram representadas no palco pelo projeto Mobile Futures, da Mondelez International. O programa foi lançando pela empresa nos EUA em 2012 e chegou ao Brasil no ano passado para identificar jovens empresas que tenham potencial para fomentar negócios com a multinacional. “Aprendemos a correr mais riscos. Isso quebra uma barreira dentro da empresa, ao mesmo tempo em que estimula o desenvolvimento desses novos parceiros”, explicou Natacha Volpini, gerente de marketing digital da Mondelez no Brasil.
No palco, Bob Wollheim, curador do projeto e head de digital do Grupo ABC, mostrou que há uma evolução no momento empreendedor do País, com apoio, inclusive, do Governo Federal por meio do projeto Acelera Brasil. “Enxergo um enorme potencial no mercado brasileiro, que está amadurecendo e formando um ecossistema muito favorável ao empreendedorismo, tanto com inventivos da iniciativa privada como na esfera pública”, analisou.
Ainda no campo do mobile, a apresentação de Octavio Maron, chief creative officer da Pontomobi, destacou o crescimento do número de dispositivos móveis no mercado nacional – mais de 70 milhões, segundo o IDC. “Pela primeira vez, em 2013, os brasileiros compraram mais smartphones que feature phones”, contou. No entanto, segundo o criativo, as marcas nacionais ainda exploram pouco as oportunidades de relacionamento e negócios no mobile.
Veja também
Como a mídia programática pode inovar a publicidade no rádio
Especialistas analisam a possibilidade de comprar espaços publicitários de forma automatizada no rádio tradicional e quais são as vantagens disso
Como a tecnologia pode impactar pequenos negócios
Por meio de aplicativos para celular, startups oferecem soluções para unir indústria, mercado varejista e consumidores