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Cinco resoluções que todo CMO deve adotar para 2016
Vamos considerar 2016 como ?O Ano do CMO?
Cinco resoluções que todo CMO deve adotar para 2016
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8 de março de 2016 - 2h55
(*) Por Ankur Prakash
Mais do que nunca, os CMOs devem agir como o cérebro humano, dirigindo colaboradores, coordenando estratégias omnichannel, adaptando-se às tecnologias e gerenciando todos os aspectos da experiência do cliente. E, obviamente, esses profissionais vão precisar de mais do que apenas conhecimentos em marketing. Segundo artigo de Michael Brenner para o The Guardian, em 2020, as empresas terão habilidades de engenharia e crescimento para executar seus serviços de maneira eficaz.
E, com tantas novas demandas, vamos considerar 2016 como ‘O Ano do CMO’. Pensando nisso, elencamos cinco resoluções que cada profissional deve ter em mente este ano para alavancar a experiência do consumidor.
Construa uma agenda orientada a dados
O analytics é fundamental para conhecer a experiência da marca com os clientes. Um relatório da McKinsey & Company aponta que companhias experientes no uso de analytics superam seus concorrentes – tais empresas alcançam 126% mais lucro e 132% maior retorno sobre o investimento – mas, somente se os altos executivos estão envolvidos no processo.
Posições como Chief Customer Officer, Chief Digital Officer e Chief Customer Officer surgiram recentemente. Justamente porque agora temos o poder de usufruir dos dados dos consumidores para otimizar suas interações com as marcas. E o CMO deve ser visto como uma configuração de rede hub-and-spoke¬, gerenciando outros importantes parceiros de marketing em um processo interligado, e não em silos.
Digitalize e automatize
O futuro do marketing está no digital e nos sistemas automatizados, vitais para o conteúdo e o gerenciamento de dados. As percepções dos clientes têm direcionado todos os dias cada vez mais campanhas; e a enorme quantidade de informações disponíveis requer uma abordagem altamente sofisticada para a sua triagem e análise. Mas, 80% dos profissionais afirmam estar sobrecarregados pelas demandas digitais. Por isso, os CMOs devem investir em recursos e treinamentos que ajudem a compreender a crescente chamada pelas experiências mobile e online.
Reposicione a sua marca com o marketing
Este é o ano do rebranding¸ considerando que todas as empresas são, até certo ponto, empresas de tecnologia. A digitalização forçou mudanças globais na maneira de comprar e criou um ambiente em que o vencedor é a empresa que se adapta mais rápido. Os CMOs, claro, desempenham um papel crucial nesse trabalho de alavancar as novas tecnologias para manter a inovação. As cabeças do marketing devem não só recolher os dados do cliente, mas também colaborar para que todos os departamentos projetem uma visão integrada de futuro em suas campanhas.
E, para os próximos anos, realizar o marketing sem ferramentas será praticamente impossível, especialmente porque a demanda de serviços direcionados a dados vai aumentar. E nós estamos testemunhando essa mudança agora, como os principais consumidores que precisam de estratégias digitais. Um exemplo: Tata Sons e Coca-Cola contrataram novas agências para levar o seu marketing internacional à uma nova era. Isso aconteceu em julho de 2015, época em que 72% dos profissionais de marketing buscavam novos parceiros que os ajudassem a melhorar o uso dos dados e do marketing digital.
Crowdsource as novas ideias
Convidar os consumidores a partilhar suas ideias não apenas desenvolve uma associação positiva com a marca, mas também apresenta uma nova perspectiva da organização. Os executivos de marketing podem organizar competições ao estilo XPRIZE, campeonatos que fomentem a inovação para dar o start de criatividade. Algumas empresas têm utilizado o crowdsourcing para a fotografia, o conteúdo, desenvolvimento e o financiamento de um produto no início.
Crie conteúdo que acelere o status de liderança do pensamento
O conteúdo é a forma mais efetiva de se conectar aos consumidores, motivo pelo qual profissionais de marketing citaram a ferramenta como a mais importante em 2015. As marcas não podem atingir seus clientes com o uso da autoridade sobre o conhecimento. Por conta disso, os CMOs devem criar poderosas, mas sutis, campanhas que apresentem os valores da companhia.
Se alguns especialistas estiverem certos, em breve os CMOs irão recorrer a departamentos além do marketing. O papel desse executivo está crescendo e o digital pede evoluções rápidas. O novo ano vai trazer mudanças sem precedentes. Por isso, é importante fazer resoluções agora para aproveitar as oportunidades que possam surgir no futuro.
(*) Ankur Prakash é vice-presidente de new growth e emerging markets na Wipro
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