Notícias
CMOs devem gastar mais com TI, diz analista do Gartner
Investimentos em tecnologia se tornam prioridade para o setor de marketing das companhias
CMOs devem gastar mais com TI, diz analista do Gartner
BuscarCMOs devem gastar mais com TI, diz analista do Gartner
BuscarInvestimentos em tecnologia se tornam prioridade para o setor de marketing das companhias
6 de novembro de 2013 - 7h36
POR LISA ARTHUR
Marketing é agora um motor fundamental para compra de TI, e essa tendência não é passageira. Na visão de Laura McLellan, analista do Gartner, em 2017 as companhias devem presenciar um estranho fenômeno: os CMOs (Chief Marketing Officer) vão gastar mais em TI do que os CIOs (Chief Information Officer).
Essa previsão pode soar um pouco exagerada, mas se levarmos em consideração alguns pontos, a teoria pode mesmo se concretizar. O primeiro ponto é o fato de que o marketing está cada vez mais sendo influenciado por tecnologia; em segundo lugar, a imersão das empresas em Big Data é agora a chave para alcançar vantagem competitiva; e o terceiro ponto é que muitos orçamentos de marketing já são maiores em comparação aos orçamentos de TI, dentro das empresas.
Recentemente, uma pesquisa do Gartner revelou dados importantes que comprovam esse cenário:
– Em 2011, os orçamentos de marketing B2B e B2C , como percentual da receita, eram quase três vezes maior do que os orçamentos de TI.
– Em 2012, os orçamentos de TI cresceram 4,7%, enquanto que todos os orçamentos de marketing , em geral, cresceram 9%.
– Hoje, em média, cerca de 30% de tecnologia já são adquiridos pela área de marketing das companhias. Além disso, o marketing agora influencia quase metade de todas as compras.
Com este panorama, claramente é hora de CMOs e CIOs começarem a forjar parcerias estratégicas, de modo que tanto o marketing quanto o TI possam compartilhar as propriedades de ambos, otimizando os objetivos e resultados. Afinal, o cenário dos negócios mudou, e agora é o marketing digital que impulsiona o crescimento dos negócios das empresas. Por isso, CMOs e CIOs devem reconhecer que tecnologia e marketing estão inextricavelmente ligados , e que o sucesso futuro depende da criação de um tipo totalmente novo de organização cross- funcional.
Como fazer essa conexão
A primeira palavra básica é “Integração”. Quando o marketing e o departamento de TI dependem de equipes, dados, processos e softwares, se torna muito difícil imprimir uma dinâmica no trabalho. Por isso, a colaboração interfuncional pode resolver este problema, permitindo uma visão compartilhada do consumidor com as informações do TI. Em outras palavras, a integração elimina barreiras e facilita um melhor engajamento internamente. Da mesma forma, elimina barreiras e facilita o melhor compromisso entre a marca e o consumidor.
A segunda parte é aprender “Gerenciar os riscos”. Corporações globais enfrentam hoje enormes riscos, como gerenciar campanhas da marca através de uma variedade de diferentes plataformas. Desde o mundano (políticas de senhas para contas de mídia social) a mais sofisticada (preocupações com a privacidade dos clientes, questões de segurança), marketing e TI devem unir esforços para otimizar essas difíceis tarefas.
“Lidar com legislação” pode ser apontado como o terceiro ponto para fazer essa integração. Hoje em dia, as empresas de todas as indústrias enfrentam novas regulamentações. A união do marketing e TI podem gerar uma gama mais profunda de informações, que blindam as empresas nesse sentido.
Otimizar a “Experiência do cliente”. Os anunciantes bem sucedidos de hoje possuem uma abordagem centrada no cliente e entregam uma experiência de marca que é atraente, personalizada e consistente em todos os pontos de contato. Para realizar essa tarefa, o marketing precisa de sistemas no local para coleta de dados, análise automatizada e distribuição. E para isso, o departamento de TI pode ser fundamental em um trabalho a quatro mãos.
Este texto foi publicado originalmente, em inglês, na Forbes.
Veja também
Como a mídia programática pode inovar a publicidade no rádio
Especialistas analisam a possibilidade de comprar espaços publicitários de forma automatizada no rádio tradicional e quais são as vantagens disso
Como a tecnologia pode impactar pequenos negócios
Por meio de aplicativos para celular, startups oferecem soluções para unir indústria, mercado varejista e consumidores