Notícias
Como o Beacon está impactando o marketing
Cinco benefícios do software que capta dados por geolocalização para os negócios
Cinco benefícios do software que capta dados por geolocalização para os negócios
23 de fevereiro de 2016 - 12h18
Beacon, você sabe, é um software que capta dados e informações de coisas e pessoas por geolocalização, fornecendo insights para a gestão de ações tanto de logística e controle de vendas, como do comportamento do consumidor no ponto de venda.
Veja abaixo cinco formas de como os Beacons estão impactando (positivamente) a gestão do in store marketing:
1. Melhor conhecimento do comportamento do consumidor
Marcas precisam conhecer mais e mais seus consumidores, isso está na base do marketing. Faz-se pesquisas para isso. Hoje, no entanto, o mundo digital otimiza esse conhecimento com a captura e oferta de dados permanentes sobre o comportamento do consumidor, notadamente online. Os beacons atuam da mesma forma, só que integrando off e online. Ao capturar dados de ação do consumidor no ponto de venda, possibilitando o cruzamento dessas informações com o banco de dados e de CRM das empresas, os gestores de marketing passam a ter em suas mãos um arsenal até hoje desconhecido de como agem e como consomem seus públicos-alvo. São dados quantitativos como o número de pessoas na loja, sua frequência e recencia, número de compras por pessoa, como também preferências qualitativas por tipos de produtos e marcas.
2. Possibilidade de enviar notificações para otimizar compra
Integrado com os aparatos mobile dos consumidores, os beacons permitem que os lojistas possam enviar mensagens imediatas no ponto de venda para que seus frequentadores fiquem atualizados das promoções e até receberem ofertas especiais relâmpago, que resultarão em incremento de vendas.
3. Melhora da personalização
Conhecer os hábitos de compra de seus consumidores no ponto de venda obviamente facilita na oferta de promoções e de uma comunicação totalmente personalizada. Essa personalização cruza dados presentes e passados do consumidor de toda a sua jornada de compras. Seções da loja, marcas prediletas, etc., tudo estará à disposição da personalização.
4. Maior força diante da concorrência
Sair na frente no uso e implantação dessa tecnologia, ainda em fase inicial de adoção pelas empresas, pode representar poderoso diferencial de sua companhia em relação a seus consumidores. Como os beacons tendem a incrementar o engajamento dos consumidores com suas lojas e sua marca, esta é a hora de otimizar sua implantação e uso.
5. Garantia de melhor serviço ao consumidor
Consumidores podem se sentir perdidos em grandes lojas. Ou podem ficar em dúvida sobre alternativas de compra. Ou ainda sobre os benefícios daquele produto que está diante de si ali na gôndola. Todas essas carências são oportunidades que os beacons podem otimizar, porque permitem otimizar tanto na locomoção física dos consumidores na loja, como ser a ponte de conexão para a comunicação de informações úteis sobre marcas e produtos em tempo real, na exata hora da compra, momento definitivo da conversão e onde o marketing vira vendas.
Veja também
Como a mídia programática pode inovar a publicidade no rádio
Especialistas analisam a possibilidade de comprar espaços publicitários de forma automatizada no rádio tradicional e quais são as vantagens disso
Como a tecnologia pode impactar pequenos negócios
Por meio de aplicativos para celular, startups oferecem soluções para unir indústria, mercado varejista e consumidores