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Como o Beacon está impactando o marketing

Cinco benefícios do software que capta dados por geolocalização para os negócios


23 de fevereiro de 2016 - 12h18

(*) Por Pyr Marcondes

Beacon, você sabe, é um software que capta dados e informações de coisas e pessoas por geolocalização, fornecendo insights para a gestão de ações tanto de logística e controle de vendas, como do comportamento do consumidor no ponto de venda.

Veja abaixo cinco formas de como os Beacons estão impactando (positivamente) a gestão do in store marketing:

1. Melhor conhecimento do comportamento do consumidor

Marcas precisam conhecer mais e mais seus consumidores, isso está na base do marketing. Faz-se pesquisas para isso. Hoje, no entanto, o mundo digital otimiza esse conhecimento com a captura e oferta de dados permanentes sobre o comportamento do consumidor, notadamente online. Os beacons atuam da mesma forma, só que integrando off e online. Ao capturar dados de ação do consumidor no ponto de venda, possibilitando o cruzamento dessas informações com o banco de dados e de CRM das empresas, os gestores de marketing passam a ter em suas mãos um arsenal até hoje desconhecido de como agem e como consomem seus públicos-alvo. São dados quantitativos como o número de pessoas na loja, sua frequência e recencia, número de compras por pessoa, como também preferências qualitativas por tipos de produtos e marcas.

2. Possibilidade de enviar notificações para otimizar compra

Integrado com os aparatos mobile dos consumidores, os beacons permitem que os lojistas possam enviar mensagens imediatas no ponto de venda para que seus frequentadores fiquem atualizados das promoções e até receberem ofertas especiais relâmpago, que resultarão em incremento de vendas.

3. Melhora da personalização

Conhecer os hábitos de compra de seus consumidores no ponto de venda obviamente facilita na oferta de promoções e de uma comunicação totalmente personalizada. Essa personalização cruza dados presentes e passados do consumidor de toda a sua jornada de compras. Seções da loja, marcas prediletas, etc., tudo estará à disposição da personalização.

4. Maior força diante da concorrência

Sair na frente no uso e implantação dessa tecnologia, ainda em fase inicial de adoção pelas empresas, pode representar poderoso diferencial de sua companhia em relação a seus consumidores. Como os beacons tendem a incrementar o engajamento dos consumidores com suas lojas e sua marca, esta é a hora de otimizar sua implantação e uso.

5. Garantia de melhor serviço ao consumidor

Consumidores podem se sentir perdidos em grandes lojas. Ou podem ficar em dúvida sobre alternativas de compra. Ou ainda sobre os benefícios daquele produto que está diante de si ali na gôndola. Todas essas carências são oportunidades que os beacons podem otimizar, porque permitem otimizar tanto na locomoção física dos consumidores na loja, como ser a ponte de conexão para a comunicação de informações úteis sobre marcas e produtos em tempo real, na exata hora da compra, momento definitivo da conversão e onde o marketing vira vendas.

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