Assinar

Como o mobile está transformando o marketing em vídeo

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Como o mobile está transformando o marketing em vídeo

Buscar
Publicidade

Notícias

Como o mobile está transformando o marketing em vídeo

Com a crescente adoção de dispositivos móveis, o consumo de conteúdo também aumentou e sinaliza uma necessidade de adaptação e melhor aproveitamento por parte das marcas


20 de outubro de 2014 - 11h18

Desde o desenvolvimento do rádio até à TV e o PC, a tecnologia sempre impactou a forma como consumimos conteúdo. Nos últimos anos, o crescimento acelerado da internet permitiu que os dispositivos móveis exercessem um impacto similar. De acordo com um estudo recente da ITU, o número de assinantes de banda larga móvel apresentou um aumentou anual de 40% nos últimos três anos. Esse cenário fez com que esse grupo de usuários ultrapassassem o número de assinantes do serviço de banda larga fixo, em uma proporção de 3 para 1.

Mobile como dispositivo de entretenimento
Um estudo recente publicado pelo Harvard Business Review revelou que 46% do tempo gasto em dispositivos móveis é utilizado em atividades de engajamento definidas como “Me Time”. Ou seja, é o momento em que os usuários relaxam ou consomem entretenimento. Uma das atividades mais populares é o conteúdo em vídeo. Existe uma grande equívoco em relação aos dispositivos móveis, que são vistos primariamente como uma ferramenta de comunicação em vez de um aparelho de entretenimento.

Em 2011, apenas 6% do tráfego do YouTube vinha do mobile. Agora, em 2014, esse número aumentou para 40%. A plataforma foi adaptada para facilitar o uso de smartphones para fins de entretenimento. Isso inclui permitir os usuários a minimizar os vídeos, mas manter a reprodução do áudio. Isso permite que os usuários busquem novos conteúdos enquanto ainda ouvem música. Essencialmente, o YouTube já se tornou um serviço de música em streaming.

Por que os vídeos são perfeitos para o content marketing no mobile
Ler o conteúdo em uma tela menor pode ser um desafio. Por outro lado, o conteúdo em vídeo é muito mais simples de ser consumido em um celular. Para o segmento comercial, esse formato permite às marcas entregar um conteúdo mais desenvolvido e mais engajador.

Plataformas publicitárias também estão oferecendo opções de marketing em vídeo cada vez mais sofisticadas. Recentemente, o Twitter anunciou os vídeos promovidos para selecionar anunciantes. O Facebook também apresentou uma iniciativa similar com ofertas de branded video no feed de notícias.

Benefícios do vídeo com a propagação do wi-fi grátis
Antigamente, o consumo de vídeo em dispositivos móveis era limitado por planos de dados. Os consumidores permaneciam relutantes em aceitar o custo adicional por exceder esses planos. Entretanto, há duas tendências que estão tornando o vídeo uma opção muito mais atrativa. Primeiramente, segundo estudo da HBR, 68% do uso de celulares acontece no ambiente doméstico. Ou seja, provavelmente esses usuários terão acesso à conexão wi-fi de suas casas, que fornece um conteúdo em vídeo rápido e sem custos.

A conexão wi-fi também está sendo cada vez mais disponibilizada em locais públicos. O serviço foi apresentado pela primeira vez com propósito comercial no início dos anos 2000. Desde então, ele passou a ser oferecido em diversos lugares, como cafés, restaurantes, bares, estações de trem, pontos de ônibus, escritórios, shoppings e estádios esportivos. Algumas cidades europeias, como Bristol e Barcelona, oferecem wi-fi gratuito em toda sua extensão, dentro dos limites da cidade.

Com informações do Social Media Today 

Publicidade

Compartilhe

Veja também