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Content Marketing: 5 estratégias para curadoria de conteúdo
Para conquistar audiência, as marcas devem conhecer o seu público alvo e identificar assuntos relevantes antes de compartilhá-los nas redes sociais
Content Marketing: 5 estratégias para curadoria de conteúdo
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BuscarPara conquistar audiência, as marcas devem conhecer o seu público alvo e identificar assuntos relevantes antes de compartilhá-los nas redes sociais
23 de junho de 2014 - 12h30
Comunidades sociais estão sempre em busca de notícias, dicas, e insights relevantes à indústria. Por isso, compartilhar o seu próprio conteúdo não é suficiente. As marcas também devem fornecer um conteúdo de valor, e a chave para isso é a curadoria. Porém, antes de adotar essa estratégia, é importante saber quem é o leitor e o público alvo. Grupos de discussão, por exemplo, podem ser muito úteis, uma vez que mostram o que está sendo compartilhado, quais tópicos são mais populares e quais são os interesses daquela audiência específica. Após identificar essas pessoas, é preciso selecionar o conteúdo. Confira cinco dicas para realizar esse trabalho:
1. Alertas do Google
Separe um tempo, de 30 a 60 minutos de preferência, para ler e curar os artigos mais recentes todos os dias. O Google Alerts pode ser ideal para isso, pois permite definir palavras-chave e frases. Além de enviar uma lista de artigos filtrados para o seu e-mail, a ferramenta ainda fornece informações sobre quando e como sua marca é mencionada, postagens e notícias relevantes, e informações sobre o mercado.
2. Redes sociais
Com as redes sociais, é possível entender os interesses do público e encontrar conteúdo a ser compartilhado. Twitter, Facebook, LinkedIn e até mesmo o Pinterest oferecem uma vasta riqueza de recursos, mas é essencial que você também atribua valor ao post. Certifique-se de incluir a sua voz na postagem, em vez de simplesmente retuitar ou compartilhar um artigo.
3. Motores de curadoria
Plataformas de busca de conteúdo são a solução para grandes empresas. Nesse caso, a curadoria de conteúdo é feita em larga escala e, portanto, as redes sociais podem não fornecer recursos suficientes. Oktopost, por exemplo, é uma ferramenta que busca informações pela web e sugere artigos a partir do número de cliques e líderes convertidos que foram gerados pelos seus compartilhamentos anteriores.
4. Leitores RSS
RSS feeds permitem que o usuário se inscreva em sites, blogs, etc. Dessa forma, é possível receber atualizações sobre o que está sendo publicado sem ter que, necessariamente, visitar a página. Muitos leitores RSS, entretanto, não oferecem a opção de compartilhar o conteúdo diretamente nas redes sociais, obrigando as pessoas a clicarem no post. Diversas ferramentas são capazes de compartilhar um RSS feed no Twitter. Mas, apesar de esses programas ajudarem a curar uma grande quantidade de informações em pouco tempo, eles não permitem que você crie mensagens nos posts. Assim, o conteúdo carrega pouco valor e você ainda corre o risco de ser visto como um spammer.
5. Agregador de notícias
Esses aplicativos e serviços permitem selecionar blogs ou fontes de notícias específicos, além de exibir o conteúdo de uma forma visual mais favorável – às vezes, similar a uma revista. Assim como leitores RSS, agregadores de notícias ajudam a economizar tempo na hora de procurar conteúdo a ser curado. Flipboard e Pulse são ótimas opções para quem busca uma ferramenta de curadoria fácil de utilizar e visualmente prazerosa.
Com informações do Jeff Bullas
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