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Criador do Orkut quer resgatar autenticidade nas redes
O engenheiro turco Orkut Büyükkökten fala sobre o lançamento do aplicativo Hello no Brasil e seu objetivo de gerar conexão por afinidades
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BuscarO engenheiro turco Orkut Büyükkökten fala sobre o lançamento do aplicativo Hello no Brasil e seu objetivo de gerar conexão por afinidades
Luiz Gustavo Pacete
15 de julho de 2016 - 14h27
O engenheiro turco Orkut Büyükkökten, responsável pela criação do Orkut, confessa ter um carinho especial pelo Brasil. Não só pela recepção que teve nas vezes em que visitou o País, mas pelo papel que os usuários brasileiros tiveram no sucesso da rede social que, por aqui, chegou a ter mais de 30 milhões de usuários, sucesso semelhante apenas na Índia. Em junho, Orkut lançou sua nova rede social, o aplicativo Hello e conta mais uma vez com o Brasil para que seu projeto tenha êxito. Para isso, vai lançar, no fim de julho, a versão brasileira da plataforma que tem o Google como um de seus investidores.
Ao ProXXIma, Orkut explica que a fonte de receita inicial será a venda de moedas digitais para a compra de recursos adicionais disponíveis aos usuários. Sobre projetos para marcas ele explica que está estudando como isso pode acontecer. “Antes queremos ter a certeza de que as marcas vão melhorar a experiência do usuário e não interromper, elas são bem-vindas, desde que agreguem”, conclui.
O Hello é compatível com os sistemas iOS e Android e tem o objetivo de conectar pessoas desconhecidas em torno de um tema em comum como cinema, música ou cultura pop. As imagens serão fundamentais para essa conexão. Algo que, segundo o engenheiro, estava na essência do Orkut por meio das comunidades, mas que não é possível encontrar nas redes atuais. “As redes sociais afastaram as pessoas ao não permitir de forma eficiente que elas se reúnam por grupos de interesse. ”
ProXXIma – O que é o Hello e o que podemos esperar dele?
Orkut Büyükkökten – É uma rede social que vai conectar por paixões. Teremos uma comunidade onde pessoas desconhecidas estarão juntas por interesses em comum e paixões genuínas. O usuário terá uma persona de acordo com um tema em comum e é essa persona, apaixonada por cinema, ou quadrinhos, que vai interagir com pessoas do mesmo interesse. A imagem será um elemento importante para a rede.
XXI – Como será a geração de receita?
Orkut – Ele possui uma dinâmica que permite aos usuários comprarem recursos adicionais e isso será, inicialmente, a principal fonte de receita.
XXI – Esse modelo é suficiente? Você considera projetos incluindo marcas?
Orkut – As marcas serão bem-vindas apenas se melhorarem a experiência dos usuários. Antes de ter qualquer projeto envolvendo uma empresa, queremos ter a certeza que as marcas vão melhorar a experiência do usuário e não interromper.
XXI – Por que escolheu o Brasil como estratégia de expansão? O sucesso do Orkut por aqui teve impacto na sua decisão?
Orkut – O Brasil sempre foi um país importante para Orkut e muitas outras redes sociais. O compartilhamento de experiências em grupos será muito importante para o Hello e isso tem muito a ver com os brasileiros, algo que ficou claro com o sucesso que o Orkut fez.
XXI – Você terá um escritório no Brasil?
Orkut – Nós gostaríamos de abrir escritórios fora dos Estados Unidos no futuro e, sem dúvida, o Brasil é um local de interesse.
XXI – Ao anunciar o lançamento da Hello, você escreveu que estava triste com o fim do Orkut. Acha que foi uma atitude acertada o fim da plataforma?
Orkut – Foi um momento triste para todos nós que participamos do início do projeto do Orkut. Tínhamos construído uma comunidade de mais de 300 milhões de pessoas. Tivemos uma década de amizades, amor e aventura. A viagem continua agora com o Hello. Mesmo que fosse difícil dizer adeus ao Orkut, estou animado sobre o início de uma nova aventura com o Hello.
Foi um momento triste para todos nós quando o Orkut foi fechado. Tínhamos construído uma comunidade de mais de 300 milhões de pessoas. Tivemos uma década de amizades, amor e aventura
XXI – Qual foi a importância do Orkut para o mundo das redes sociais?
Orkut – Acredito que a rede ajudou o mundo a se aproximar. Nós conhecemos pessoas incríveis, fizemos novos amigos, e nos apaixonamos. As histórias são infinitas, ao mesmo tempo em que são simples e verdadeiras. Um dos meus melhores amigos conheceu sua esposa no Orkut e teve um filho por causa disso. Era uma comunidade amorosa e tocou muitas pessoas.
XXI – Você também escreveu em sua carta que vivemos em uma época estranha. O que há de errado com as redes sociais atuais?
Orkut – O que estamos compartilhando é o que o mundo quer ver em nós e não o que realmente somos. Estamos todos nos protegendo e com medo de nos tornarmos vulneráveis ao mostrar quem somos. O meu objetivo com o Hello é que consigamos criar conexões verdadeiras e que se sustentem não por aparência, mas por autenticidade e paixões genuínas. Isso ajuda a fortalecer relacionamentos.
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