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Direto do Adobe Summit 2014: a reinvenção do marketing
Encontro anual da companhia reúne 5,5 mil profissionais e elege tecnologia como propulsora de mudanças no mercado corporativo
Direto do Adobe Summit 2014: a reinvenção do marketing
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25 de março de 2014 - 10h07
POR JOSÉ SAAD NETO *
De Salt Lake City
A discussão não é exatamente nova, mas ganhou forma irreversível nos últimos dez anos. O impacto da tecnologia na rotina das grandes corporações e, mais especialmente, no trabalho do executivo de marketing transformou modelos de negócio e o perfil do gestor da área. Novos parceiros e ferramentas entraram em campo e fizeram do CMO, o líder da área de marketing, um profissional multidisciplinar, híbrido e cada vez mais parceiro do CIO, o líder da tecnologia. E por que isso ocorreu? “Porque o cliente demanda velocidade e interações cada vez mais dinâmicas e rápidas. No fim das contas, nosso papel é criar experiências que possam atender o cliente da melhor forma possível”, sintetizou Shantanu Narayen, CEO global da Adobe, nesta terça-feira, 25.
Na abertura do Adobe Summit 2014, conferência de marketing digital realizada nesta semana, na simpática Salt Lake City, nos Estados Unidos, o executivo indiano dividiu o palco com anunciantes e empreendedores digitais que testemunharam a transformação ocasionada pela tecnologia em seus negócios. Na pauta, a reinvenção do marketing e os novos desafios das lideranças da área. “Somos desafiados a mudar nossas organizações o tempo inteiro. As decisões precisam ser rápidas. E a tecnologia pode ser parceira dos gestores nesse momento”, disse Narayen.
Na plateia, impressionantes 5,5 mil profissionais das duas áreas – marketing e tecnologia. E, sim, lado a lado, eles pareciam bem mais entrosados do que 10, ou menos, 5 anos atrás. O Adobe Summit é um palco e tanto, montado pela própria companhia, para levantar temas que são interessantes para seu negócio – como o marketing cloud, unidade que representa hoje mais de 25% do faturamento da empresa e cresce aceleradamente. E, mesmo sendo um evento promovido pela própria Adobe, não tem somente apelo comercial e impressiona pelo conhecimento que gera.
Uma das convidadas para falar nesta terça-feira, Julie Bornstein, CMO da Sephora, rede de produtos de beleza com mais de 700 lojas físicas nos Estados Unidos, afirmou que os últimos 15 anos foram os responsáveis pelas maiores revoluções no comércio. “O consumidor ficou mais móvel e a experiência nas lojas mais conectada e social”, disse a executiva. Neste caso, a aposta da empresa foi para o mobile, com uma série de aplicativos que entregam serviços e comodidades aos clientes.
O novo gestor de marketing
No cenário de mudanças, o perfil do profissional de marketing também esteve na pauta. “É necessário entender de tecnologia. E não estou falando que é preciso saber programar ou desenvolver. Mas o profissional de marketing tem hoje métricas e dados à disposição para direcionar suas estratégias. Se ele não os utiliza, fica para trás”, afirmou Matt Langie, diretor sênior da Adobe Marketing Cloud à ProXXIma.
Para ele, utilizar as plataformas de tecnologia disponíveis para definir estratégias de negócios não é mais uma opção. “O mercado evoluiu junto com o consumidor. Se pensarmos que gigantes como Facebook e Twitter existem a menos de 10 anos, temos a exata noção de que o mundo mudou. Para o profissional de marketing, se adaptar a essas mudanças é inevitável e a Adobe pode ajudá-lo”, disse.
A cobertura completa do Adobe Summit 2014 estará na edição desta sexta-feira, 28, de ProXXIma Semanal, nos tablets iOS e Android.
* O jornalista viajou a Salt Lake City a convite da Adobe.
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