Assinar

Do Cern ao Secret: os 25 anos que colocaram o mundo em rede

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Do Cern ao Secret: os 25 anos que colocaram o mundo em rede

Buscar
Publicidade

Notícias

Do Cern ao Secret: os 25 anos que colocaram o mundo em rede

Nunca fomos expostos de forma tão escancarada pelos holofotes da tecnologia como agora. Pode parecer óbvio, mas não custa lembrar: nós somos a rede. A mesma rede


6 de novembro de 2014 - 4h45

POR JOSÉ SAAD NETO
jsaad@grupomm.com.br

Resgatar a história da World Wide Web é passear por um quarto de século que mudou para sempre o mundo, em todos os aspectos. Quando o físico britânico Tim Berners-Lee criou a World Wide Web, em 1989, na Suíça, a intenção era facilitar a comunicação entre pesquisadores em torno de um mesmo projeto. A tecnologia foi disruptiva de tal forma que o Cern, a Organização Europeia para Pesquisa Nuclear, onde tudo começou, liberou a rede para uso da sociedade. Era o ponta pé inicial que dividiu o mundo em “Antes da WWW” e “Depois da WWW”.

 

Para não soar exagerado e apenas para elencar algumas dessas disrupções, cito Google, YouTube, Facebook, Twitter, Alibaba, Baidu, Amazon e Netflix, listadas entre as empresas mais inovadores deste século, e algumas delas entre as mais valiosas. Posso também trazer à tona a explosão do mobile, a quebra dos modelos tradicionais de produção e distribuição de conteúdo e a automação de processos de comunicação e marketing.

 

Em garagens como as que Larry Page e Sergey Brin fundaram o Google, em 1998, ou em campus universitários como os de Harvard onde Mark Zuckerberg e mais quatro amigos criaram o Facebook, em 2004, começou a tomar corpo a nova economia que hoje pauta o mundo. Dos IPOs bem-sucedidos na Nasdaq às constantes inovações que partem dessas companhias, giramos em torno da tecnologia. Não é dilema. É desafio. É questão de sobrevivência. E, nos casos mais maduros, é condição essencial para crescer de forma sustentável.

 

Especialmente em nosso mercado, houve uma quebra de caixas que havia décadas estavam estabelecidas como verdades inexoráveis. A WWW e, posteriormente, a possibilidade de criação colaborativa em nuvem, fizeram nascer mundo afora um movimento que transforma e pauta a economia. Uma nova, vibrante e acelerada onda de empreendedorismo aponta para o futuro com velocidade por vezes difícil de acompanhar. Pessoas passaram a desenvolver softwares em casa. E empresas de todos os tipos passaram a ser empresas de softwares.

 

O tema é amplo. Vai muito além da comunicação, do marketing ou da mídia. Passa pelos avanços na nanotecnologia. Pela computação cognitiva. Pelas tecnologias capazes de prever com mais assertividade as imprevisibilidades climáticas. Mas, obviamente, nossa missão aqui é olhar para esse quarto de século com as lentes da nossa indústria.

 

Nesta edição especial de ProXXIma que se propõe a resgatar o passado e a refletir sobre o futuro, as reportagens foram cuidadosamente delineadas para trazer a você, nosso leitor e leitora, as principais transformações na economia, na sociedade e na política. A partir da visão de especialistas, apontamos também as evoluções que se deram na comunicação, na mídia e no marketing. E com institutos de pesquisas parceiros, indicamos tendências de futuro a partir de rastros netnográficos que deixamos pela internet.

 

Da fundação da rede no Cern ao lançamento do aplicativo Secret, se passaram 25 anos. Mas nunca, nesse período de tempo, o mundo foi exposto de forma tão escancarada pelos holofotes da tecnologia. Pode parecer óbvio, mas não custa lembrar: nós somos a rede. Para sempre, a mesma rede.

Publicidade

Compartilhe

Veja também