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Em 2017 a ordem é se plugar nos micro-momentos

Toda vez que alguém faz um micro-gesto em busca de algo na web, é preciso estar lá.


6 de dezembro de 2016 - 8h33

Por André Ferraz *

2016 ficou marcado pela consolidação do mobile no mercado publicitário. A publicidade mobile, um dos maiores destaques deste ano, dá sinais de que trará muitas novidades em 2017. Micro-momentos, marketing de proximidade e geomarketing são apenas alguns dos temas que prometem movimentar o mercado no próximo ano.

Os micro-momentos (ou micro moments) são a grande aposta do Google para 2017. Todas as vezes em que alguém recorre ao smartphone para consultar preços, escolher novos lugares para visitar, ler ou assistir um tutorial e buscar alguma informação durante o dia-a-dia são considerados micro-momentos. Nesses instantes, os consumidores desejam ter o que querem de forma instantânea e, por isso, estão inclinados a  recorrer às marcas que satisfaçam as suas necessidades.

Os micro-momentos mudarão os processos de criação, segmentação e veiculação das campanhas. Além de se basear em dados comportamentais, as marcas se apoiarão em tecnologias  capazes de analisar o comportamento do público  target  para entregar os anúncios no momento em que as pessoas estiverem  vivenciando o micro momento.

O consumidor abandonou a rigidez do desktop e migrou para a fluidez do mobile: agora as pessoas estão conectadas o tempo todo. Nesse novo cenário, as decisões são tomadas em momentos de impulso. Afinal, esta é a era do imediatismo, onde tudo acontece simultaneamente.

Para conquistar relevância, as marcas podem apostar no uso da notificação push. Ao entrar em contato direto com o consumidor no momento de decisão de compra, as marcas aumentam as chances de fechar a venda. A missão dos profissionais de publicidade e marketing é descobrir o micro-momento em que o público está receptivo a receber as mensagens das marcas.

O marketing de proximidade pode ser uma das respostas. Essa vertente do marketing mobile promove a interação entre as marcas e os consumidores quando eles estão próximos do ponto de venda. Ao se aproximar da loja, o consumidor recebe uma notificação no seu smartphone sobre alguma oferta, uma mensagem de boas vindas ou até mesmo  a informação sobre a reposição de algum item no estoque. Estes micro-momentos são a chave para se conectar com o consumidor pois ele está à procura de informações para facilitar a sua vida.

Com o avanço das tecnologias de conexão como a de geolocalização indoor da In Loco Media é possível hoje se plugar a uma rede de anúncios com milhares de aplicativos estruturados de forma segmentada seja por gênero, faixa etária, classe social ou localização.

Esta tecnologia é tão mais eficaz que consegue conectar o consumidor dentro de espaços onde normalmente uma campanha não conseguiria por má conexão e falhas na comunicação.

Enquanto os beacons têm um custo de implantação alto e necessitam de uma infraestrutura imensa, a tecnologia de geolocalização indoor resolve a conexão das marcas com os consumidores em seus micro-momentos em segundos sem que seja necessária nenhuma obra física.

 

O geomarketing, diferentemente do marketing de proximidade, não foca apenas no ponto de venda. Baseia-se na localização para entregar anúncios relacionados às atividades de interesse  do público-alvo.

Se o anunciante deseja promover uma nova linha de protetor solar, além de anunciar nos pontos de venda, ele pode impactar os consumidores em praias, parques, clubes e outros locais onde as pessoas costumam se expor ao sol.

Ou seja, o geomarketing utiliza a geolocalização do público para interpretar o seu comportamento offline. Adicione-se a isto, o momento correto de expor a marca ao consumidor target aproveitando os micro-momentos e o aumento dos resultados positivos das campanhas se tornará uma realidade incontestável.

 

*André Ferraz é CEO da In Loco Media, detentora da tecnologia de geolocalização indoor exclusiva, eleita como a mais precisa do mundo pela Microsoft.  

 

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