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Estratégia de SEO impulsiona negócios do a+ Medicina Diagnóstica
Plano de Search Engine Optimization conduzido pela iProspect auxilia laboratório do Grupo Fleury a se consolidar como referência no meio digital
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1 de outubro de 2013 - 8h14
Por ARTHUR QUEZADA
aquezada@grupomm.com.br
Para ser vista no inflado ambiente online, onde marcas e serviços batalham por atenção, uma empresa precisa de um planejamento sólido. Algumas plataformas e funcionalidades presentes na internet podem ajudar, como redes sociais, um site reformulado, e-mail marketing. Porém, uma estratégia está se mostrando fundamental para as companhias que desejam marca presença nas páginas da web nos dias de hoje: SEO.
A sigla, que em inglês significa Search Engine Optimization, auxilia diversas empresas a otimizarem tais ambições digitais. Na prática, a ferramenta funciona por meio da adoção de palavras-chave, entre outras técnicas, com o objetivo de melhorar o posicionamento da companhia em mecanismos de busca. Desta forma, o nome da empresa se destaca entre os primeiros resultados de uma busca orgânica.
A estratégia
Foi com o objetivo de se destacar no ambiente digital que a+ Medicina Diagnóstica, do Grupo Fleury, procurar a iProspect, empresa especializada em SEO. A história começou em 2011, quando a marca foi lançada no mercado com o desafio competir com gigantes do segmento de laboratórios na busca orgânica.
Segundo Gustavo Macedo, gerente de SEO da iProspect, o início da estratégia foi conturbado, uma vez que o termo “a+” era empecilho em termos técnicos para as buscas. “Tínhamos algumas dificuldades no começo. O nome era um fator complicado, mas conseguimos contornar isso. A marca tinha que ser vista, e iniciamos um trabalho passo a passo para que isso acontecesse”, conta.
O passo a passo citado por Macedo teve início com a sinalização ao cliente das barreiras tecnológicas existentes no portal da empresa e a criação do plano de palavras que iria guiar toda a otimização do novo portal. A partir disso, foi realizado o aprimoramento das “metatags”, o branding em títulos e descrições de cada página do site com o objetivo de ganhar visualizações a partir do nome da marca. Por último, todo seu conteúdo foi aprimorado, com a inserção de palavras-chave institucionais e específicas da categoria de medicina diagnóstica, como exame e saúde.
Resultados reais
A estratégia de SEO, apesar de trabalhosa, apresenta resultados rápidos. No caso da a+ Medicina Diagnóstica não foi diferente e, após 11 meses, a busca orgânica ultrapassou os resultados de tráfego direto, tornando-se a fonte que mais trouxe visitas em maio do ano passado. As visitas do site no segundo semestre de 2012 cresceram 211%.
Com isso, atualmente os termos relacionados a laboratórios especializados posicionam o site da empresa nas primeiras páginas dos buscadores. Além disso, o site possui hoje 2.362 páginas indexadas no Google. Em setembro de 2012, este número era de apenas 347.
Outro ponto a favor é a propagação dos nomes das unidades de atendimento (Ernesto Dornelles, Boa Viagem, Santana), que geram em média mil visualizações por mês no site, oriundas dos resultados de busca
Nos meses de abril, maio e agosto de 2013 o site atingiu um milhão de impressões nos resultados de busca. “Os concorrentes da empresa são fortes no país e a estratégia foi fundamental para que a empresa criasse uma conexão com os clientes. O nosso trabalho contribuiu para o aumento de acessos ao nosso site e para uma maior visibilidade dos nossos serviços e das unidades de atendimento”, enfatiza Macedo.
Próximos desafios
Apesar do sucesso alcançado em pouco tempo de trabalho, a ideia da iProspect é expandir a estratégia para outras plataformas. A empresa trabalha agora para otimizar o nome “a+ Medicina Diagnóstica” no YouTube e no Google Maps.
No site de vídeos do Google, termos de laboratórios adquiridos já posicionavam a empresa entre os 30 primeiros lugares. Já no sistema de mapas da gigante de buscas, a a+ Medicina Diagnóstica incluiu algumas unidades de atendimento, sendo que as unidades de Matatu na Bahia, Rua da Hora em Pernambuco, Alto da XV no Paraná, General Vitorino no Rio Grande do Sul e Ibirapuera em São Paulo são as mais visualizadas com uma média mensal de mais de 7,3 mil visualizações.
Para Macedo, o trabalho está só no começo, mas já serve como exemplo de como realizar uma estratégia de SEO no País. “Precisamos melhor muita coisa, principalmente no acesso ao site, mas os resultados mostram a força deste tipo de estratégia em um mercado competitivo”, diz.
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