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Evento ProXXIma: Vivo apresenta estratégia móvel baseada em conteúdo esportivo
Alexandre Fernandes, da Vivo, apresenta estratégia na plataforma móvel baseada em conteúdos esportivos exclusivos
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9 de maio de 2013 - 12h11
Por Fernando Murad
Foto: Fernando Cícero
Patrocinadora oficial da seleção brasileira, a Vivo aproveitou sua proximidade com o time canarinho para desenvolver sua plataforma mobile. O projeto teve início em 2004 e, dois anos depois, na Copa do Mundo da Alemanha, a operadora produziu, pela primeira vez, conteúdo exclusivo e formatado para celulares. A apresentação aconteceu no palco do ProXXIma, evento realizado pelo Grupo Meio & Mensagem, nesta quinta-feira, 9, durante o painel ‘A bola rolou no mobile’.
Na ocasião, a companhia disponibilizou vídeos com bastidores e treinamentos da seleção e criou um quiz (que distribuiu 10 mil certificados de especialistas em futebol para os torcedores que mais acertaram) e um bolão (que contou com mais de 500 mil usuários ativos). A experiência foi tão bem-sucedida que inspirou a Fifa a promover mudanças em sua estrutura.
Além de desmembrar os direitos mobile do pacote da internet já na Copa do Mundo da África do Sul, em 2010, a entidade máxima do futebol criou 32 equipes nos moldes da implantada pela Vivo na seleção brasileira, para acompanhar cada uma das seleções participantes do mundial com o objetivo de produzir conteúdo exclusivo.
“Aprendemos muito em 2006 e na Copa seguinte a abordagem foi mais sofisticada. Os clientes da Vivo puderam ver todo gol do Mundial um minuto depois, além de conteúdo exclusivo de treino. Mas o mobile tem peculiaridades, é preciso ser segmentado, interativo e formatado exclusivamente para o celular”, aponta Alexandre Fernandes, diretor de inovação e desenvolvimento da Vivo, que em 2010 tinha os direitos mobile do Mundial.
Também em 2010 a Vivo criou o portal Eu Vivo Seleção que, dois anos depois, se transformou em Eu Vivo Esporte, agregando ao conteúdo as ativações dos patrocínios aos times Vivo Minas, de vôlei, e Vivo Fanca, de basquete. “O portal ficou mais integrado aos serviços da Vivo”, diz Fernandes. “Como o veículo é a própria Vivo, o espaço para o produto é ilimitado e podemos fazer de acordo com o formato que o consumidor quiser”, complementa Alfredo Correia, sócio-diretor da MoWa Sports, parceiro da Vivo no projeto.
Em 2013 a estratégia mobile da companhia contou com o lançamento de um portal especial para smartphones e tablets com conteúdos sobre a seleção brasileira. Já em abril a operadora criou a promoção Seleção Premiada, divulgada pelo eterno rei do futebol Pelé, que estimula a recarga de créditos. A ação, que deve prosseguir até o Mundial de 2014, dará R$ 260 mil em prêmios por mês. Ao se cadastrar, o consumidor passa a receber conteúdos exclusivos da empresa. Até o momento mais de um milhão de clientes se cadastraram.
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