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Facebook disponibiliza unidade de publicidade mobile globalmente
Rede social disponibiliza Audience Network para empresas estenderem campanhas em apps móveis
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ProXXIma
7 de outubro de 2014 - 4h50
A partir desta terça-feira, 7, a rede de anúncios mobile do Facebook está oficialmente aberta para negócios em escala global.
Cinco meses depois do lançamento do Audience Network, a rede social abre a unidade publicitária para dispositivos móveis a todos compradores e vendedores de mídia. O objetivo da ferramenta é ajudar anunciantes a estenderem suas campanhas em apps móveis. Além disso, a companhia também abrirá uma nova área de publicidade para anunciantes obterem mais tráfego em seus sites mobile.
Ao Ad Age, uma porta-voz da empresa preferiu não revelar quantos publishers fazem parte da rede ou qual é a divisão de lucros entre os participantes, mas afirmou que a companhia pagou milhões de dólares a todos os apps que quiseram participar. Shazam, Zynga, IGN, Le Monde, Merriam-Webster e Deezer estão entre os players que já começaram a utilizar o serviço.
A unidade é uma forma de a rede social aumentar o share no segmento de anúncios mobile. Segundo o eMarketer, a empresa deve obter 22% de participação global em publicidade mobile nesse ano, enquanto o Google encabeça o ranking com 47% de share. Nessa área, a gigante de buscas é reconhecida por investir amplamente em search, mas também lucra muito com anúncios vendidos nos 300 mil apps que fazem parte de sua rede AdMob.
Com o lançamento, o Facebook pode acirrar a disputa contra o Google se suas opções únicas de segmentação forem capazes de conquistar anunciantes e se os preços atraírem desenvolvedores de apps. A notícia também pode prejudicar o Yahoo, que no começo do ano comprou a Flurry – que conta com 8 mil aplicativos – para inaugurar sua própria rede de publicidade mobile.
A companha de Mark Zuckerberg parece ter definido muito bem como estimular anunciantes e desenvolvedores a aderirem a sua rede de publicidade mobile. Marcas podem segmentar anúncios em apps third-party com as mesmas opções de segmentação que utilizam nos anúncios do Facebook, como idade, gênero e interesses. “Agora, os 1,5 milhões de anunciantes podem estender suas campanhas no Facebook no Audience Network com apenas um clique”, disse Tanya Chen, engenheira de software da empresa em publicação no blog oficial. “Isso oferece aos publishers e desenvolvedores o acesso a uma enorme demanda que inclui muitas das melhores marcas que anunciam no Facebook. E também significa que as pessoas veem anúncios das marcas que gostam”.
Anunciantes não podem comprar anúncios na rede de publicidade mobile do Facebook sem comprar anúncios na plataforma como parte do mesmo pacote. Segundo a porta-voz da rede social, o Audience Network foi construída para expandir o alcance das campanhas na plataforma.
No último trimestre, o Facebook atingiu US$ 1,66 bilhão com anúncios mobile, número que representou 62% da receita publicitária total da empresa e mais que o dobro em relação ao mesmo período no ano anterior.
Com informações do Ad Age e Mashable
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