Notícias
Facebook vai triplicar participação no mercado de anúncios mobile
Relatório do eMarketer mostra ascensão da rede social no mercado global de publicidade móvel, que deverá movimentar US$ 16,65 bilhões em 2013
Facebook vai triplicar participação no mercado de anúncios mobile
BuscarFacebook vai triplicar participação no mercado de anúncios mobile
BuscarRelatório do eMarketer mostra ascensão da rede social no mercado global de publicidade móvel, que deverá movimentar US$ 16,65 bilhões em 2013
28 de agosto de 2013 - 7h00
O faturamento com publicidade móvel já se tornou realidade nas grandes empresas do universo digital. Entretanto, para uma companhia em especial, esse mercado está alavancando ainda mais a receita. É o caso do Facebook. Segundo relatório do eMarketer divulgado nesta quarta-feira, 28, a rede social irá triplicar a quota de participação neste segmento, atingindo 15,8%. Além disso, o eMarketer prevê que o setor poderá movimentar US$ 16,65 bilhões neste ano. A maior fatia deste bolo, de acordo com o estudo, segue nas mãos do Google, que possui 53,2% de participação.
Apesar de estar bem colocado na segunda posição da lista, o Facebook é novo no mercado de mobile ad. A rede social não obtinha nenhum faturamento do gênero em 2011, mas passou para 5,3% em 2012 e agora deve chegar aos 15,8%. Já o Google passou de uma quota de 38,1% em 2011, para 52,4% no ano passado, e agora obteve um ligeiro aumento para 53,2%.
No caso do Facebook, a estratégia de publicidade móvel é apontada por especialistas como o fator primordial de crescimento este ano. Isso porque a empresa apresentou queda nas ações em 2012. Mas com os esforços feitos para ampliar a gama de funcionalidades e espaços para dispositivos móveis, o Facebook informou, em julho deste ano, que a publicidade móvel já representa 41% de suas receitas com anúncios. Após o comunicado, a rede social foi avaliada novamente como uma empresa de valor superior a US$ 100 bilhões. Quanto ao Google, a liderança no mercado de anúncios móveis tem relação com os esforços da empresa na monetização mobile do YouTube.
O eMarketer calcula ainda que mercado global de publicidade móvel vai crescer 89% este ano. Com isso, a participação do Google no mercado global de anúncios digitais atingirá 32,8% este ano, e a recita deve chegar a US$ 38,6 bilhões. Já a receita do Facebook deve representar 5,4% do mercado, totalizando um faturamento de US$ 6,4 bilhões, segundo as estimativas.
Veja também
Como a mídia programática pode inovar a publicidade no rádio
Especialistas analisam a possibilidade de comprar espaços publicitários de forma automatizada no rádio tradicional e quais são as vantagens disso
Como a tecnologia pode impactar pequenos negócios
Por meio de aplicativos para celular, startups oferecem soluções para unir indústria, mercado varejista e consumidores