Notícias
Google I/O 2014 apresenta Smart TV, Wearables e Android Auto
Primeiro dia de evento conta com novidades em diversos segmentos, desde smartphones a ?carros inteligentes?
Google I/O 2014 apresenta Smart TV, Wearables e Android Auto
BuscarGoogle I/O 2014 apresenta Smart TV, Wearables e Android Auto
BuscarPrimeiro dia de evento conta com novidades em diversos segmentos, desde smartphones a ?carros inteligentes?
25 de junho de 2014 - 4h28
Com início nesta quarta-feira, 25, em San Francisco, o Google I/O apresentou iniciativas e novos produtos, como a Smart TV e wearables. Confira as principais novidades do primeiro dia de conferência:
Android
Logo no início do evento, o Google anunciou que a plataforma Android conta, atualmente, com 1 bilhão de usuários ativos mensais. Para expandir ainda mais esse número, a empresa também revelou uma nova iniciativa para tornar o preço de smartphones mais acessíveis: AndroidOne. O aparelho é destinado, principalmente, ao mercado indiano, em que apenas 10% da população possui um smartphone.
Um dos assuntos mais esperados é a nova versão do sistema operacional, o Andorid “L”. O lançamento é acompanhado do “Material Design”, que funciona universalmente no telefone, tablet ou desktop, com mudanças na tipografia, espaços em branco, superfícies, palheta de cores, animações, entre outros. As notificações aparecem de forma mais dinâmica e o sistema entende e interage com o ambiente. O novo design vai integrar todos os dispositivos Google, como tentativa da empresa em unificar seus produtos.
Wearables
Foi anunciado que o mais recente smartwatch da Samsung, Gear Live, estará à venda no Google Play Store ainda hoje. Apesar de não terem sido revelados maiores detalhes, o dispositivo é similar ao Gear 2. O G Watch, da LG, também estará disponível nesta quarta-feira, 25. Segundo o Google, os wearables poderão ser conectados a smartphones com sistema operacional Android. Dessa forma, notificações como chamadas e mensagens serão exibidas no relógio.
Durante demonstração do acessório, foram apresentadas diversas funcionalidades. Por meio do aplicativo Eat24, por exemplo, o usuário pode escolher um restaurantes, visualizar o cardápido, pedir a comida e ainda pagar diretamente do relógio.
Android TV
O Google lançou oficialmente o Android TV. O aparelho apresenta uma interface simples e suas principais funções são ativadas por voz. Assim como nos wearables, há interação com smartphones Android e com smartwatches, capazes de controlar a TV por meio de aplicativo.
O conteúdo do smartphone ou tablet também pode ser projetado no Android TV, permitindo que os usuários joguem os games mobile na TV. A plataforma também apresenta suporte para o Google Cast, o que possibilita a integração com o Chromecast. Segundo a empresa, produtos das fabricantes Sharp, Sony e Philips serão vendidos com a tecnologia.
Android Auto
O Google também investiu no setor automobilístico com o Android Auto. O objetivo é unir navegação, comunicação e música em uma única central que pode ser ativada por voz. Assim, o motorista tem acesso a todos os serviços sem precisar tirar as mãos do volante. A interface apresenta o modelo de cards e já conta com aplicativos como Pandora, Spotify, iHeartRadio, entre outros. No total, 25 marcas já se inscreveram para utilizar o Android Auto, e o primeiro modelo deve ser lançado ainda este ano.
Veja também
Como a mídia programática pode inovar a publicidade no rádio
Especialistas analisam a possibilidade de comprar espaços publicitários de forma automatizada no rádio tradicional e quais são as vantagens disso
Como a tecnologia pode impactar pequenos negócios
Por meio de aplicativos para celular, startups oferecem soluções para unir indústria, mercado varejista e consumidores