Assinar

Google pede permissão para publicar dados sobre vazamento

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Google pede permissão para publicar dados sobre vazamento

Buscar
Publicidade

Notícias

Google pede permissão para publicar dados sobre vazamento

Companhia envia carta às autoridades norte-americanas com o intuito de revelar dados de monitoramento solicitados pelo governo do país


11 de junho de 2013 - 5h28

Nesta terça-feira, 11, mais um capítulo sobre as denúncias de um programa de espionagem do governo dos EUA foi revelado. O Google enviou uma carta formal pedindo permissão ao governo dos EUA para publicar um resumo dos dados dos usuários que foram solicitados pela Administração de Barack Obama por razões de segurança nacional. A intenção do gigante de buscas é tornar público os números para amenizar a repercussão dos dados. Segundo o Google, as informações as quais o governo americano teve acesso são inferiores ao que se imaginou após os recentes vazamentos.

Na carta, a companhia deixa claro o desejo de tornar público os dados fornecidos: "Pedimos que ajudem a tornar possível que o Google publique em nosso Relatório de Transparência os números totais de solicitações de segurança nacional. As afirmações na imprensa sobre o fato de nosso cumprimento destas solicitações dar acesso sem restrições ao governo dos EUA aos dados de nossos usuários são simplesmente falsas. Os números do Google mostram claramente que nosso cumprimento destas solicitações está muito longe das afirmações feitas. O Google não tem nada a ocultar", afirma o pedido, assinado pelo chefe de assuntos legais da empresa, David Drummond.

A reação do Google é uma resposta para as revelações feitas pelo ex-funcionário da CIA e da Agência Nacional de Segurança (NSA) Edward Snowden – que divulgou a existência de dois programas secretos de recopilação de dados telefônicos e digitais de milhões de usuários do governo dos Estados Unidos.
 

Publicidade

Compartilhe

Veja também