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Google testa programa de publicidade focado em mobile

Gigante de buscas quer ajudar anunciantes a localizar consumidores que visualizam anúncios em smartphones e tablets


13 de março de 2014 - 10h34

O Google está prestes a lançar uma nova ferramenta de publicidade. Com o objetivo de melhorar o desempenho do ubíquo cookie rastreador, a tecnologia permite que os anunciantes rastreiem pessoas que visitaram seus sites com anúncios em tablets e smartphones. A informação foi dada por executivos de agências que receberam a versão beta do programa nas útlimas duas semanas, nos EUA.

A novidade promete recompensar o gap entre desktop e mobile, algo que tem motivado o Google a substituir os cookies, já que estes não funcionam em dispositivos móveis.

“Estamos sempre fazendo experimentos com nossos parceiros de agências. Esse pequeno teste começou no ano passado, para ajudar os anunciantes a atingir seus consumidores por meio de dispositivos que utilizam dados do próprio consumidor”, afirma um porta-voz da empresa.

O teste funciona assim: o Google dá uma “hashtag tag” para o publicitário inserir assim que alguém entrar no site. Essa hashtag tag é basicamente um rastreador anônimo ligado aos cookies e aos identificadores de dispositivos utilizados pelos sistemas do Google.

Depois que a tag é direcionada ao computador de uma pessoa, o publicitário pode exibir anúncios para ela em qualquer propriedade dentro da rede de Google de sites third party e apps mobile. As marcas já podiam rastrear pessoas por meio do sistema da empresa, mas eram limitados a navegadores e apps mobile, dependendo de qual canal a pessoa utilizava para acessar o site.

Embora o programa incorpore a base de dados dos consumidores, ele não funciona como o Custom Audiences do Facebook, que segmenta anúncios de acordo com listas de telefones e e-mails dos consumidores.

O Google está à procura de publicitários que operam sites com pelo menos 100 mil usuários registrados, com porcentagem significativa no mobile, segundo documentos que estão sendo utilizados pela companhia para apresentar o programa às agências. O teste está limitado a agências norte-americanas.

Do Advertising Age 

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