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Grupo Abril investe em big data com novo projeto YouFind
Grupo de mídia anuncia criação de empresa de marketing analítico, que oferecerá soluções com base em seu próprio banco de dados de clientes e consumidores
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11 de março de 2014 - 4h41
POR BARBARA SACCHITIELLO
Do Meio & Mensagem
Em mais uma estratégia para diversificar seus negócios e receitas, o Grupo Abril anunciou nesta quarta-feira, 11, a criação de uma nova empresa. Com o nome de YouFind, a nova operação é uma evolução do Alphabase, a divisão de dados de marketing do grupo, que agrega todo o banco de assinantes e consumidores de conteúdo do grupo ao longo de toda a sua trajetória.
Com uma base de dados de 74 milhões de pessoas, a consultoria de marketing analítico irá oferecer soluções para auxiliar e complementar as campanhas, ações de ativações e outras estratégias de marketing e de comunicação de marcas e anunciantes. “A Abril sempre se preocupou em montar um banco de dados para compreender melhor o comportamento e a visão de nossos leitores. O que era uma divisão interna, então, agora virou uma estrutura independente para oferecer esse universo de informações ao mercado”, explicou Fábio Barbosa, presidente executivo da Abril S/A.
Alguns elementos desse trabalho que a YouFind promete oferecer já vinham sendo realizados dentro da estrutura da Alphabase, que tinha uma base de 300 clientes ativos. Agora, a ideia é focar diretamente nos setores de varejo, finanças, educação e outros players que queiram aproveitar utilizar o big data como instrumento de qualificação de seus esforços de marketing. “Estamos oferecendo um bem muito valioso ao mercado que é uma base de dados muito ampla e qualificada. Nossa missão será combinar esses dados com os dos clientes para auxiliá-los a encontrar soluções diretas para seus negócios”, explicou René Agostinho, o CEO da YouFind.
O executivo garante, no entanto, que todas as informações e dados pessoais que compõem o banco da empresa continuarão mantidas sob sigilo. Segundo ele, a YouFind irá fazer cruzamentos e analisar tais dados de acordo com a demanda dos clientes, fornecendo a eles os resultados e soluções extraídas de tal análise – e não a base de dados, em si.
A primeira missão da nova empresa será tentar converter a atual base de clientes da Alphabase para a sua carteira. A estimativa do CEO é encerrar o ano com cerca de 100 clientes ativos. Tal como acontecia quando era utilizada para impulsionar os lançamentos da editora Abril, a YouFind terá na área digital um grande terreno a explorar. “A Abril será um misto de cliente e de parceiro da empresa, pois também pautamos toda a nossa estratégia nas pesquisas e nos dados já coletados de nossa base de consumidores”, frisou Fábio Barbosa.
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