IAB/US lança calculadora para reduzir fraudes em mídia programática
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29 de março de 2016 - 3h07
De um lado, temos os anunciantes sem saber direito para onde vão seus investimentos em mídia digital via programmatic. De outro, os publishers, que não recebem tudo o que teriam direito pelo inventário que colocam a disposição das plataformas automatizadas de comercialização.
Para tentar dar uma organizada nesse descompasso e nesse prejuízo envolvendo tantos players do mundo digital, o IAB dos Estados Unidos lançou uma calculadora de fees exatamente para ser usada na parametragem dos investimentos feitos, versus inventário adquirido.
O documento oficial do IAB/US comenta: “Devido ao (grande) número de serviços utilizados nas compras programáticas, tornou-se difícil para anunciantes e gestores de marketing acompanharem exatamente 1) quais tipos de serviço estão de fato sendo utilizados e 2) seus preços relativos comparados aos outros componentes de uma compra (automatizada)”.
Funciona assim: calculadora solicita que o usuário insira um orçamento para display ad, vídeo ou formatos native. A partir daí, os usuários são solicitados para selecionar os layers de tecnologia que podem ser aplicados naquele investimento, seja do sell side, lado dos publishers, outros intermeidários ou parceiros thrid party, ou ainda do demand side. Em última análise, a calculadora deve mostrar ao usuário quanto de um orçamento, em média, é atribuída a todos esses players envolvidos em uma transação programática e o que estaria, em tese, faltando aparecer.
Esse é mais um esforço do IAB no sentido de normatizar, organizar e colocar mais ética no tão complexo e, hoje, suspeito, ecosistema de compra e venda de mídia automatizada via programática.
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