Assinar

iBeacons são nova aposta da Apple para melhorar comunicação indoor

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

iBeacons são nova aposta da Apple para melhorar comunicação indoor

Buscar
Publicidade

Notícias

iBeacons são nova aposta da Apple para melhorar comunicação indoor

Tecnologia ajuda a criar uma nova experiência em lojas fechadas, mas outras funções para o produto já estão na mira dos fabricantes


7 de janeiro de 2014 - 11h46

É fato: seres humanos com smartphones modernos passam a maior parte do tempo em lugares fechados.

Mas, com frequência, lugares fechados interferem no sinal dos celulares e também tornam impossível a localização de dispositivos via GPS. E é para solucionar esses problemas que os beacons foram criados.

Mas o que são eles? Bom, são uma espécie de hardware de baixo custo – pequenos o bastante para serem encaixados na parede ou em cima de um balcão – que utilizam conexões de Bluetooth (com bateria amigável ao meio-ambiente e low-battery) para transmitir mensagens aos prompts diretamente para smartphones e tablets. A intenção é que a novidade transforme o modo como varejistas, organizadores de evento, empresas e instituições educacionais se comunicam com as pessoas em ambientes fechados. Para os consumidores, o gadget pode ser útil em casa. Com o lançamento do iBeacon, a Apple está na liderança desse novo paradigma para a comunicação mobile. Mas há algumas barreiras para a adoção em massa dessa tecnologia. Confira:

Varejo in-store e pagamentos off-line são o primeiro alvo do beacon: outlets estão adotando os beacons para informar os consumidores sobre preços, liquidações e outras informações de produtos, além de facilitar o pagamento.

Consumidores parecem receptivos a essa nova experiência de compras: metade dos adultos norte-americanos já utilizam dispositivos móveis nas lojas.

Mas existe uma barreira para uma aceitação mais ampla dessa tecnologia; há várias etapas de permissões: consumidores têm que ativar o Bluetooth, aceitar serviços de localização e optar pelo recebimento de notificações da loja.

As pessoas estão confusas em relação ao iBeacon pois ele ainda não possui forma física: A Apple ainda não produziu um beacon físico. Em vez disso, o iBeacon está inseridos nos dispositivos e no iOS7, sendo que 200 milhões desses aparelhos já servem como transmissores e receptores.

A guerra dos beacons está começando: PayPal e Qualcomm estão se preparando para lançar suas versões.

Para além do varejo: espera-se que os beacons invadam aeroportos para que notificações de partidas, atrasos, portões e plataformas possam aparecer nos telefones dos passageiros.

Com informações do Business Insider 

Publicidade

Compartilhe

Veja também