18 de julho de 2013 - 3h48
Nesta quinta-feira, 18, o Instituto Valor, com patrocínio máster de Quasar Technology e Muzy Corp, e patrocínio de Finep e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, realiza o 1º Seminário Nacional de Incentivo à Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento. O evento acontece no WTC Sheraton e receberá grandes personalidades e estudiosos ligados ao mundo das novas tecnologias e inovação.
Um destes nomes é o Dr. Mory Gharib, vice-reitor do Instituto de Tecnologia da Califórnia (CALTECH), que aparece no primeiro lugar na lista da Bloomberg das 100 melhores universidades de tecnologia do mundo. Em entrevista exclusiva a ProXXIma, Gharib disse que o Brasil ainda precisa melhorar muito em termos de inovação e que os empresários brasileiros precisam assumir riscos para conquistar um nível parecido com o observado em outros países. “Não basta apenas visar o lucro, os investimentos nessa área precisam ser constantes. Me parece que as companhias e instituições brasileiras não querem assumir o risco e assim fica complicado ampliar o trabalho relacionado a novas tecnologias”, afirmou.
Segundo Jorge Muzy, presidente do Conselho de Administração do Instituto Valor, o propósito do seminário é analisar a situação real do País, com espelho no modelo de sucesso da Califórnia, estado mais rico dos Estados Unidos, com prosperidade baseada, justamente, nos processos criativos e geração de novos produtos. “É preciso consciência de que já estamos muito atrasados e que nosso potencial é gigantesco”, analisou Além disso, Muzy destacanou que os investimentos anuais em pesquisa no Brasil são de US$ 24,2 bilhões, enquanto que nos Estados Unidos esse valor é de US$ 398,2 bilhões.
A programação do seminário inclui ainda a participação do Dr. Ozires Silva (presidente do seminário), Benjamin Sicsú (Samsung), Bruno Rondani (FIESP), Daniel Fuchs (Datora Telecom), Daniel Saad (Instituto Inovação), Helena Veiga de Almeida (BNDES), Jesper Rhode Andersen (Ericsson), José Eduardo Fiates (CVentures), Juliano Kimura (Trianons), Luiz Martins de Melo (Finep), Paulo Mol Júnior (CNI), Sidney Simonaggio (AES Brasil) e do Dr. Antonio Castro Neto (diretor do Centro de Pesquisas do Grafeno, que participará via vídeo conferência direto de Singapura). As apresentações estão sendo transmitidas ao vivo para todo o País pelo portal Terra.