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Microsoft se redesenha para enfrentar Apple e Google

Plano inclui estratégia inédita para a operação de advertising no Brasil, uma das cinco maiores do mundo


18 de março de 2013 - 10h59

Por Débora Yuri

 

“A Microsoft vive um novo momento, globalmente e no Brasil. A empresa está numa nova era. E também está reinventando a sua estratégia de publicidade.” Esse é o resumo da história que Marcos Swarowsky, diretor da Microsoft Advertising no País, contou à ProXXIma.

 

A história tem passado, presente e futuro. Gigante mais antiga da tecnologia, a companhia criada em 1975 pelos amigos de colégio Bill Gates e Paul Allen decidiu, no ano passado, mudar os seus pilares para enfrentar a concorrência. Num mercado cada vez mais dominado pelos gigantes dos novos tempos, Apple e Google, ela quer deixar de ser vista apenas como uma empresa de softwares. Quer ser reconhecida por seus dispositivos e serviços. O objetivo, agora, é oferecer a melhor experiência ao consumidor final.

 

Swarowsky explica que, com a explosão dos múltiplos devices, o consumidor se acostumou à expectativa de ter uma experiência completa. E a solução completa, diz, só é possível se você prover device, software, serviço e advertising.

 

“Em relação ao tipo de experiência, a Apple elevou muito a barra”, ele reconhece. “Hoje, temos quatro grandes empresas do setor investindo em prover ao consumidor uma solução multimídia, completa, unificada – Apple, Google, Amazon e Microsoft.”

 

Para esse novo momento da Microsoft, o termo mais importante é “o consumidor no centro”. Em seguida, “integração” e “disponibilidade em diversos dispositivos e serviços”. No Brasil, a empresa elegeu seus novos pilares: comunicação, com o Skype e o Outlook; conteúdo, com o portal MSN, o Bing e aplicativos para Windows 8; e entretenimento, com um Xbox remodelado, que vira uma plataforma expandida.

 

O momento também tem seu ícone, o Windows 8, lançado em outubro no País. “Ele traz uma outra linguagem para PCs, celulares, tablets e games”, diz Swarowsky. “Muita gente tem me falado: ‘A Microsoft acordou para o design; os produtos estão mais bonitos e elegantes’.”

 

Clique aqui para ver vídeo e entrevista com Marcos Swarowsky

 

Leia matéria completa sobre a estratégia da Microsoft para o Brasil na edição da ProXXIma Semanal para tablets iOs e Android.

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