Notícias
Na Copa do Mundo da internet, Estados Unidos vence Brasil
Pesquisa feita pela empresa GlobalWebIndex aponta os norte-americanos mais dispostos em acompanhar e comentar o Mundial nas redes sociais
Na Copa do Mundo da internet, Estados Unidos vence Brasil
BuscarNa Copa do Mundo da internet, Estados Unidos vence Brasil
BuscarPesquisa feita pela empresa GlobalWebIndex aponta os norte-americanos mais dispostos em acompanhar e comentar o Mundial nas redes sociais
2 de julho de 2014 - 8h00
POR BARBARA SACCHITIELLO
Do Meio & Mensagem
Com informações do Advertising Age
Embora os Estados Unidos tenha perdido para a Bélgica na fase de oitavas de final da Copa do Mundo, o Mundial continua quebrando recordes no país. Além de ter conseguido quebrar recordes de audiência na TV dos Estados Unidos, a Copa do Mundo também tem engajado os norte-americanos nas redes sociais, mais do que os brasileiros e ingleses, tradicionalmente “loucos” por futebol.
Até mesmo o presidente Barack Obama está ligado na Copa do Mundo do Brasil. Durante a partida contra a Alemanha, disputada no último dia 26, ele postou no Twitter uma mensagem de apoio à sua seleção enquanto estava no avião. Antes disso, a partida disputada contra Portugal, que terminou com o placar de 2X2, foi responsável por atrair a maior audiência já registrada em uma transmissão de futebol nos Estados Unidos, colocando mais de 25 milhões de espectadores diante da telinha.
A GlobalWebIndex, empresa de estudos online, fez uma pesquisa com cerca de mil usuários de internet do Brasil, Estados Unidos e do Reino Unido, questionando-os sobre seus hábitos em dias de jogos. De acordo com os resultados, 51% dos usuários dos Estados Unidos gostam de acompanhar aos jogos enquanto navegam as redes sociais, para ver os comentários dos amigos sobre a partida. A proporção foi maior do que os entrevistados do Brasil (50%) e Reino Unido (44%).
“É surpreendente o quanto a audiência norte-americana está engajada. Isso é sinal do poder do esporte nacional e a vantagem de o Brasil ter um fuso horário similar ao norte-americano, além do forte trabalho que o técnico da seleção, Jurgen Klinsmann, vem fazendo para conseguir apoio”, comenta Jason Mander, diretor de tendências da GlobalWebIndex.
O Facebook é, de longe, a rede social mais popular dos espectadores da Copa nos Estados Unidos: 95% dos entrevistados declaram que navegam nessa rede social enquanto assistem aos jogos. Para 65%, a rede preferida é o Twitter e 25% disseram que preferem o Google+ ou o Instagram. O diretor da GlobalWebIndex acrescenta que o Facebook foi a rede social mais citada nos três países pesquisados, o que representa seu grande potencial em reunir conversas.
A Copa do Mundo, aliás, foi o primeiro evento a alcançar a marca de 1 bilhão de interações no Facebook (considerando o período entre o primeiro dia da Copa, 12 de junho, até 29 de junho). Apenas durante a partida dentre Brasil X Chile, realizada no sábado, 28, mais de 31 milhões de pessoas realizaram 75 milhões de interações (entre posts, curtidas e compartilhamentos).
No Brasil, 57% dos entrevistados na pesquisa responderam que utilizam o WhatsApp para comentara Copa, o que demonstra a popularidade e o potencial de crescimento do comunicados instantâneo, que foi comprado pelo Facebook em fevereiro, pelo valor de US$ 16 bilhões. Nos Estados Unidos, 12% dos entrevistados disseram usar o WhatsApp. No Reino Unido, o índice foi de 28%.
Veja também
Como a mídia programática pode inovar a publicidade no rádio
Especialistas analisam a possibilidade de comprar espaços publicitários de forma automatizada no rádio tradicional e quais são as vantagens disso
Como a tecnologia pode impactar pequenos negócios
Por meio de aplicativos para celular, startups oferecem soluções para unir indústria, mercado varejista e consumidores