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Next Now: as megatendências para o futuro agora

Jeffrey Saunders aborda a era que começa a levar ao fim os 4 Ps de Philip Kotler


17 de março de 2014 - 1h25

POR ROSEANI ROCHA
Do Meio & Mensagem

As megatendências parecem estar longe, mas uma hora chegam, foi um dos primeiros lembretes de Jeffrey Saunders, membro do Copenhagen Institute of Future Studies, em sua palestra de abertura do Next Now 2014.

 

Entre outras, Saunders destacou a desmaterialização do consumo como uma das megatendências mais importantes, com o consumidor querendo já hoje os mesmos benefícios de sempre de determinado produto, mas com muito menos gasto de recursos materiais. Isso em uma economia que, já em 2009, foi renomeada por estudiosos como ele de Anarconomy, que é a economia compartilhada em diversas frentes.

A explosão de dados foi outra das megatendências apresentadas por Saunders, mas pouca gente, por enquanto, aproveita esse volume de informação. Segundo ele, somente 0,5% dos dados gerados globalmente estão, atualmente, sendo analisados pelas empresas. O fato é crítico, se for considerada a previsão de que até 2020, cada homem, mulher ou criança gerará 5.247 Gb de dados.

Mas o futuro, lembrou Jeffey, não depende apenas das tendências, mas das atitudes de hoje. Isso torna alarmantes dados como o de que 70% das empresas não sabem o que o CEO da companhia entende por estratégia, ou aonde a empresa quer chegar.

E a era do “product, placement, promotion e public”, de Philip Kotler, está sendo substituída por “solução, acesso, valor e educação”, segundo Saunders.

O painel apresentado por Jeffrey Saunders foi seguido de uma mesa da qual participaram José Vicente Marino, vice-presidente de marcas e negócios da Natura; Maurizio Mauro, CEO da TTLM e Roberto Oliveira de Lima, chairman da Publicis Worldwide, com moderação de Ricardo Gandour, diretor de conteúdo do Grupo Estado. 

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