Assinar

No digital, conceito de uma boa ideia é mais complexo

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

No digital, conceito de uma boa ideia é mais complexo

Buscar
background_cannes
Publicidade

Notícias

No digital, conceito de uma boa ideia é mais complexo

Presidente da categoria estreante Digital Craft, o co-fundador e COO da MediaMonks, Wesley ter Haar, comenta o que a novidade representa para a indústria de comunicação Facebook Twitter Linkedin


19 de junho de 2016 - 11h10

Wesley-ter-Haar-Credit-Bas-de-Graaf-e1466338226663

Wesley ter Haar, co-fundador e COO da MediaMonks Créd

Nessa ano, o Festival de Cannes apresenta a categoria Digital Craft, para reconhecer ideias bem executadas no ambiente digital, seja pelo design, execução ou experiência oferecida ao usuário. O presidente do júri dessa categoria é Wesley ter Haar, co-fundador e COO da produtora digital holandesa MediaMonks, que recentemente abriu operação em São Paulo. Confira abaixo o que o executivo pensa e espera do digital no evento:

Importância para a indústria criativa
Como um profissional que trabalha com produção digital há 15 anos, estou bastante empolgado com essa categoria. Vai ser uma experiência muito interessante, creio que veremos muitas campanhas globais com forte ênfase em dados. Essa categoria permite estabelecer conversas mais amplas sobre o universo digital, indo além da ideia em si. Trata-se de julgar um trabalho pela arte, em vez de julgá-lo somente pelo conceito criativo. Muitas vezes, uma grande ideia é mal executada e acaba transformando-se em uma má ideia. No digital isso é ainda mais verdadeiro. Nesse ambiente, o conceito do que é uma boa ideia é mais amplo. Essa será uma ótima oportunidade para abrir mais discussões em torno do valor das experiências do usuário e da importância do design digital e em como a criatividade deve se misturar a essas novas disciplinas do digital, que também estão impactando as diferentes verticais da indústria. A tecnologia entra em uma camada de execução que permite alcançar mais pessoas. Espero ver mais conversa sobre isso em vez de só falar sobre “as grandes ideias”.

Experiência do usuário
No digital, a experiência do usuário é mais importante do que nunca. Existem diversos micro-momentos que podem arruinar uma mensagem no digital e fazer com que a pessoa decida consumir outro tipo de conteúdo. Por isso que a arte no digital é tão importante. É preciso pensar no formato, na função, levar em conta dados e tecnologia para que o conteúdo atraia as pessoas e gere negócio para as marcas. Muito do que é criado pode ser puro entretenimento, o que também tem seu valor. Mas a funcionalidade é a questão mais relevante: como criar trabalhos digitais que não se limitem ao buzz gerado naquele instante e que consigam impactar os negócios das marcas de maneira profunda.

Propósito
As marcas estão deixando legados mais conscientes, dialogando mais com a nova geração. Muito desse movimento tem a ver com o modo que esses jovens consumidores olham para as marcas. Eles não vão promover uma marca cujos valores não estejam de acordo com os seus.

Publicidade

Compartilhe

Veja também