Assinar

Novo sistema quer pôr fim às mentiras nas redes sociais

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Novo sistema quer pôr fim às mentiras nas redes sociais

Buscar
Publicidade

Notícias

Novo sistema quer pôr fim às mentiras nas redes sociais

Pesquisadores criam ferramenta que analisa automaticamente a veracidade das informações na web


21 de fevereiro de 2014 - 11h23

Num futuro próximo, checar se uma notícia postada nas redes sociais é verdadeira pode se tornar uma tarefa mais prática.

Um grupo internacional de pesquisadores está desenvolvendo um sistema capaz de analisar, em tempo real, a veracidade das informações. A novidade, prevista para ser concluída em três anos, pode ser o fim dos boatos que rondam a internet.

De acordo com informações divulgadas pela Folha de S.Paulo nesta quinta-feira 20, o sistema verificará se os rumores têm fundamento ou, por exemplo, foram originados de contas falsas do Twitter. Para aumentar a credibilidade do resultado, os pesquisadores também pretendem relacionar as notícias com fontes de informações confiáveis, como especialistas e até testemunhas oculares.

Em nota divulgada pela Universidade Sheffield, uma das parceiras do projeto, o detector de mentiras deve ajudar serviços de emergência, jornalistas e agências de saúde a agirem com mais eficiência. Três empresas e cinco universidades europeias e uma companhia do Quênia também colaboram com a iniciativa.


Com informações do Meio & Mensagem 

Publicidade

Compartilhe

Veja também