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Novo Terra terá entrega personalizada de conteúdo e anúncios

Portal estreia em março novo projeto multi-tela que prioriza entrega customizada de conteúdo e anúncios a partir de interesses e hábitos de navegação do usuário


3 de fevereiro de 2014 - 8h08

POR JOSÉ SAAD NETO

Há dois anos, o Terra vem passando por uma série de reformulações na operação, que vão desde a mudança de executivos à revisão do portfólio de produtos e serviços. A sociedade com a T4F (Time for Fun) para a realização do badalado festival Planeta Terra e a passagem do serviço de streaming musical Sonora para gestão do Napster são exemplos práticos que já sinalizavam o novo foco do portal: produção de conteúdo e monetização da audiência. O que era palpite, agora está confirmado. No dia 31 de março, um novo Terra estreia nos três principais mercados da empresa: Brasil, México e Estados Unidos; neste último, nas regiões que concentram a população hispânica.

O projeto, que vem sendo desenvolvido há cerca de um ano e demandou investimento na ordem de US$ 10 milhões, se baseia no conceito da segmentação. Cada usuário irá visualizar uma home page e conteúdos diferentes, estruturados de acordo com o perfil de navegação e comportamento nas redes sociais.

“Não poderíamos ser o mesmo veículo de comunicação dos anos 90. Precisamos acompanhar o comportamento dos usuários na internet fazendo uso dos conceitos atrelados ao perfil do Terra, que são a essência jovem, o fato de ser um player nativo do universo digital e o histórico de grandes mudanças e inovações”, explicou Roni Cunha Bueno, vice-presidente de marketing da empresa.

O portal ainda não divulgou imagens oficiais, mas a ideia é formar um grande mosaico de imagens e anúncios que se misturam tornando a experiência com o conteúdo, seja ele editorial ou publicitário, mais natural e menos invasiva.

O novo Terra irá acomodar notícias e assuntos mais importantes do dia, dispostas em forma de cards – selecionadas pelos próprios editores – , além de temas preferidos dos leitores. Para tornar a experiência customizada, o portal vai permitir (e estimular) cadastro ou login pelos perfis do Facebook ou do Google+.

Com essas informações, os algoritmos deverão curar os assuntos preferidos de cada usuário, além de mostrar a interação dos amigos com o conteúdo do portal. Quem não fizer cadastro também terá um conteúdo personalizado, direcionado de acordo com seu histórico de navegação.

Segundo o CEO global do Terra, Paulo Castro, a estrutura tecnológica do “novo Terra” tem capacidade para a impressão de 100 milhões de homes diferentes por dia. “Nossa ideia é ampliar o volume de conteúdo entregue a cada dia, fazendo com que a experiência do leitor melhore cada vez que ele acessar o portal”, afirma.

O portal passa a contar com scroll infinito na home e também em todas as páginas de notícias. Ao final de todas as reportagens e textos, ao rolar a página, o leitor encontrará, novamente, sua home personalizada. As mudanças valem para a visualização do portal em qualquer tela: desktops, notebooks, smartphones e tablets. O design será responsivo e se adaptará ao dispositivo que o usuário acessa.

Mídia segmentada
No “novo Terra”, os anúncios também serão direcionados de forma segmentada e a experiência com a publicidade se dará de forma mais natural. Pelo projeto, os formatos de anúncios continuam os mesmos, mas serão dispostos em meio aos cards de conteúdo editorial. “Avaliamos que os anúncios publicitários do site acabavam caindo em uma ‘zona cinza’, para a qual o leitor nem olhava mais após alguns acessos. Dessa maneira, além de uma visualização mais limpa, os anúncios também ganham mais destaque em meio ao conteúdo”, explicou Rafael Davini, diretor-geral do Terra no Brasil.

A lógica da segmentação do conteúdo editorial também vale para a publicidade. O leitor visualizará primordialmente os anúncios de marcas que, de alguma maneira, tenham relação com seu leque de interesses. A meta do portal é, neste ano de 2014, ampliar em 20% seu faturamento publicitário. Os formatos serão os padrões definidos pelo Interactive Advertising Bureau (IAB), o que, segundo o portal, facilita a produção e atrai mais anunciantes.

Audiência
Segundo dados da comScore referentes a dezembro de 2013, o Terra ocupa a sétima colocação no ranking das propriedades digitais brasileiras de mídia, com quase 48 milhões de visitantes únicos. Já na listagem que reúne os maiores portais em impressões de anúncios, o Terra sobe para a segunda posição com mais de 9 milhões de impressões, atrás apenas do Facebook, que lidera folgado com mais de 51 milhões de impressões em anúncios online. Os dados, monitorados e gerados pela comScore, levam em consideração usuários de internet com mais de 15 anos e acesso via PC ou laptop, a partir da residência e do trabalho. Ficam de fora do cálculo os acessos via dispositivos móveis e lan houses.

 

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