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Os dois caminhos para a social media: conteúdo e comunidade

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Os dois caminhos para a social media: conteúdo e comunidade

A combinação entre essas duas funções embaralha as definições das principais plataformas sociais


24 de abril de 2014 - 7h15

POR JAN REZAB
CEO do Socialbakers

 

Atualmente, existem redes sociais para todos os gostos. Desde as mais mainstream, como Facebook e Twitter, às mais atrativas entre os millenials, como Snapchat e Instagram.

Porém, em meio a tantas semelhanças e diferenças compartilhadas por todas essas plataformas, é possível dividi-las em duas, somente duas, categorias: redes sociais de conteúdo e redes sociais de contatos. Pode parecer simplista, mas essa divisão é importante para entender o cenário futuro da mídia social.

YouTube e Tumblr são canais típicos de conteúdo. Funcionam como meios de transmissão de criações, uploads e audiência. São plataformas que estão se transformando em uma espécie de clube.

 

Já redes como Google+, LinkedIn e Twitter são locais nos quais as pessoas se conectam e interagem entre si, numa mistura de mensagens escritas, fotos, links e vídeos. Quando esses canais se juntam, publicações viralizam.

Claro que há um porém. O Facebook depende de redes do usuário para impulsionar o conteúdo nas timelines, a aquisição pelo Instagram e o lançamento do app Paper deixam claras as necessidades de unir conteúdo e interação com os amigos.

O Twitter, que nasceu como uma rede social de contatos, acabou se tornando uma rede de conteúdo. Jornalistas, entusiastas e artistas editam e publicam conteúdo de formas criativas, reportam notícias quentes e, ainda por cima, contam uma história mais social.

As marcas estão percebendo essa tendência e utilizam o microblog para responder questões dos consumidores.

Esse é o poder da rede social de contatos. Um tweet pode ser visualizado por milhões de followers. E a única saída para as marcas é responder de forma sensata e transparente.

Na direção oposta, o YouTube caminha para se tornar uma rede de contatos. Os assinantes dos diversos canais da plataforma acabam formando comunidades. E isso é interessante para os anunciantes porque ali se concentra grande parte do conteúdo criativo. Porém, ainda paira a dúvida: um vídeo caro de dois minutos pode entregar um ROI robusto?

A resposta é complexa. O Facebook tem sido capaz de gerar uma boa receita publicitária, o Twitter superou as expectativas dos investidores e o YouTube é o grande trunfo do Google. Qual foram os acertos dessas três grandes redes sociais?

O mobile gera grande parte da receita publicitária do Facebook e do Twitter. E esse é um dos maiores desafios para as redes de conteúdo.

Talvez, o grande indicador do futuro da social media esteja em plataformas como o Trip Advisor, que tem conseguido unir conteúdo e comunidade por ter se tornado uma fonte indispensável para os viajantes.

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