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PepsiCo acaba com mesa de compras global de marketing

O controle na gestão de compras dos serviços de agências e fornecedores de marketing volta para a responsabilidade das marcas da companhia


13 de novembro de 2015 - 3h12

Por PYR MARCONDES

Num movimento que certamente pega de surpresa a indústria de comunicação e marketing internacional, a PepsiCo extinguiu seu setor global de procurement para marketing e mandou seus funcionários embora ou alocou-os em outras áreas. O controle na gestão de compras dos serviços de agências e fornecedores de marketing volta para onde nunca deveria ter saído, que é para a responsabilidade das marcas da companhia, revela o AdAge.

Que a moda pegue! Que se alastre feito vírus!

Numa declaração oficial de um porta-voz da empresa, “continuamos evoluindo nosso modelo operacional para melhorar sua eficácia e efetividade. Essas mudanças estão sendo consideradas com cuidado e são necessárias para que continuemos competitivos a medida em que endereçamos as necessidades futuras do nosso negócio”. Um futuro que já é presente.

Mesa de compras para marketing é um cancro para a indústria. E se volta contra os próprios anunciantes. Aliás, além obviamente de um movimento das agências e fornecedores em todo o mundo contra a prática, também os próprios gestores de marketing das companhias não são lá nada simpáticos às mesas.

Pesquisa nacional realizada este ano pela Association of National Advertisers nos EUA revelou que 63% dos anunciantes entrevistados e irrisórios 10% representantes de agências acreditam que as mesas agregam valor a relação entre as partes. Sabe-se lá porque não é 100% em ambos os casos. Tem louco para tudo.

Fato é que a medida é mais que bem-vinda. Que se espalhe no Brasil. Logo.
 

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